Cursos Anuais
  • Lisboa e Porto: 27 ou 30 de Setembro 2017
  • 2ª, 4ª e 6ª - Manhã, Tarde ou Pós-laboral)
  • Sábados (9:30-18:30)
  • 280 horas
  • Pronto pagamento: 2797,20€ (inclui 10% desc.)
  • Mensalidade: 12x 259€
  • Inscrição: 200€
  • 25% desconto na inscrição até 31 Julho

Vídeos

Design Gráfico

Acerca do curso

O design gráfico está em todo o lado e, muitas das vezes, sem que nos demos conta. Desde o acordar ao deitar, cruzamo-nos com milhares de estímulos visuais criados pelas diversas disciplinas gráficas. O logótipo da pasta de dentes, a caixa de cereais, o jornal que acompanha o café da manhã, o bilhete do metro, o cartaz da exposição que acabou de estrear, o expositor de livros com o bestseller em destaque, a ementa do almoço, o embrulho do bolo para o lanche, a identidade da série televisiva do momento, a etiqueta da camisa, a imagem do novo restaurante da cidade. Em todas estas situações, formas e funções são combinadas, através de mensagens relevantes e esteticamente sedutoras, com o objetivo de comunicar e estimular reações positivas nos consumidores.


Este curso anual, teórico e prático, foi pensado para preparar os alunos para resolverem graficamente todos estes desafios no seu trabalho do dia-a-dia. Neste curso, os alunos terão a oportunidade de aprender com formadores experientes com créditos firmados no mercado, e de aplicar os conhecimentos adquiridos respondendo a exercícios de design semelhantes aos reais em quatro áreas fundamentais: Brand, Editorial, Ponto de Venda e Publicidade.


Saídas Profissionais / Destinatários

Este curso tem por finalidade dotar o aluno de um conjunto de competências técnico-artísticas no âmbito da conceção e maquetização de objetos gráficos bi e tridimensionais, através de meios eletrónicos, a que se associam também a conceção, o tratamento e a difusão da informação em suportes digitais. Com a qualificação obtida neste curso, o aluno poderá trabalhar em empresas nas áreas do design gráfico, da multimédia e da publicidade e exercer, entre outras, as profissões de: assistente de produção multimédia, de realização de produtos publicitários ou de web design; técnico de desenho gráfico nos domínios da edição, da ilustração, da fotografia e do infografismo. Estas empresas podem ser ateliers de design, agencias de design ou de publicidade, assim como editoras e gráficas.


Destina-se a designers no ativo, estudantes universitários e recém-licenciados ou autodidatas das artes projetuais que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de Design Gráfico. Este curso destina-se também a designers independentes que queiram aprofundar diferentes áreas do projeto em Design, de modo a proporcionar uma melhor oferta aos seus clientes. Abrange também Ateliers de Design, Agências de Publicidade e empresas do setor industrial que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores.


Programa

01. PROCESSOS CRIATIVOS

A criatividade como capacidade sistémica. Princípios, técnicas e actividade para fomentar o pensamento criativo.


02. FERRAMENTAS DIGITAIS

As ferramentas digitais no projeto de design gráfico; Tratamento de imagens raster em Adobe Photoshop; Criação de imagens vetoriais em Adobe Illustrator; Paginação de elementos em Adobe Indesign. 


03. HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO

O nascimento e evolução do Design Gráfico.


04. TIPOGRAFIA

Tipografia e o seu enquadramento histórico e na sociedade.


05. GESTÃO DE PROJETO E PRODUÇÃO GRÁFICA

A gestão de projectos gráficos; a preparação de artes finais e a sua verificação; os sistemas de impressão e as técnicas de acabamento; a orçamentação de produtos gráficos; tipos de parceiros de produção a sua selecção.


06. IDENTIDADE DESIGN

Introdução ao design de identidades visuais; O processo criativo em design de identidades: briefing, pesquisa, esquemas, solução final; Tipografia aplicada ao design de identidades; Universo visual e derivações da marca; Manual de normas gráficas; Apresentação de propostas a clientes.


07. DESIGN DE EMBALAGEM

A sua evolução ao longo da história; O seu papel na relação com o consumidor; A sua importância no contexto da identidade de uma marca e produtos; As suas características e materiais; A planificação, o cortante e os detalhes técnicos; O trabalho em aula.


08. PUBLICIDADE E DIREÇÃO DE ARTE

Introdução à comunicação Publicitária; Conceitos e campanhas; Os princípios do design aplicados à publicidade: organização espacial, leitura e visibilidade, texto e imagem; Mensagem e direção de arte. 


09. DESIGN EDITORIAL 

Definido inúmeras vezes como «Jornalismo Visual», a disciplina de Editorial Design introduz os discentes à arte de organizar informação de forma significante e acessível para o mercado editorial, equilibrando a função de interface e a expressão visual. Neste módulo pretende‐se que os alunos desenvolvam capacidades para estruturar com clareza a mensagem, dar expressão e personalidade ao conteúdo e atrair e a reter a atenção dos leitores.


10. PORTEFÓLIO

Introdução à auto‐promoção; Comunicação de projetos; Plataformas de divulgação pessoal. 


11. WEB E INTERATIVIDADE

Processos de desenvolvimento de sites; Ferramentas Web; Arquitectura de informação (AI); Fluxogramas e wireframes; Elementos típicos de um layout para Web; Design de aplicativos móveis; Sistema de gestão de conteúdo CMS); Design de banners publicitários; Optimização para mecanismos de busca (SEO); Portefólios on-­line.

sobre nós

Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
Saber mais

Newsletter

Contactos

Lisboa
Alameda dos Oceanos nr. 63, 1.1
1990-208 Lisboa - Portugal

Móvel: +351 916 360 050
Telefone: +351 216 028 334
Email: cursos.design@lsd.pt

Porto
Mercado do Bom Sucesso, Piso 2, E4
4200-132 Porto - Portugal

Móvel: +351 966 107 988
Telefone: +351 224 039 712
Email: cursos.design@lsd.pt

Como chegar