Acerca do curso
Imagine criar um mundo inteiro utilizando a sua criatividade e imaginação; uma floresta encantada para um casamento romântico ao ar livre; um Inverno mágico para uma festa corporativa...
Em Design de Eventos, ou Event Design, o espaço físico é uma tela e não há limites para criar! Se tem um toque artístico e gosta de eventos, ser Designer de Eventos é para si.
Embora a criatividade seja sem dúvida um dos elementos mais importantes para um Event Designer, há sempre uma ciência por detrás da arte, e casar o recurso estético com a função é a chave para qualquer projeto bem-sucedido.
O Event Designer anda, assim, de mãos dadas com a Decoração e com o entendimento da mecânica e o fluxo de um evento. Só assim saberá projetar um espaço.
Aprender a “Desenhar” um espaço para Eventos é, também, aprender a fazer escolhas e a tomar as opções certas para que o “seu” Evento proporcione experiências inesquecíveis. A si e a todos os convidados.
Programa
Qual a diferença entre um Event / Wedding Planner e um Event/Wedding Designer; Conhecer os tipos e classificação de eventos; Definir seu próprio estilo criativo; Compreender o design e o orçamento.
Como fazer a primeira reunião com o cliente; Como traduzir a visão de um cliente num Projeto / Conceptualização; O diálogo durante o processo criativo.
O desbloqueamento de ideias; Conhecer as principais ferramentas do design e os princípios e elementos-chave do projeto; Onde procurar inspiração e ideias; Concepção e criação de conceitos baseados nas expectativas dos clientes; A escolha do local.
Utilização das cores, paletas e estilos de arquitetura e design; Iluminação; Conhecimentos sobre tecidos, texturas e padrões; Flores, plantas e árvores; Opções de mobiliário e configurações de mesas; Espelhos e superfícies refletoras; Velas: natural e artificial; Utilização de efeitos tecnológicos e entretenimento; O recursos a tendas e outras estruturas amovíveis.
Os circuitos e as áreas de apoio nos eventos; Áreas técnicas; Circuitos e zonas de estar dos convidados; Articulação de circuitos; Calendarização de montagem e desmontagem de espaço; Articulação de serviços técnicos; Identificação e seleção de recursos humanos para o dia.
Como fazer as visitas técnicas; Saber ler plantas, espaços e usar software de design e modelação 3D; Como fazer a apresentação ao cliente.
Os fornecedores; Como encontrar recursos de design e estabelecer parcerias de fornecedores; Negociação de preços e calendarização de pagamentos; Os seguros a efetuar; O cálculo de honorários.
Objetivos do Curso
- Propor uma aprendizagem abrangente nas matérias fundamentais do design de eventos, apreendendo os seus princípios estruturais e como conceptualizar um evento que suplante as espectativas do cliente.
- Promover no aluno competências criativas que o permitam reconhecer e associar nos seus design concept, a maior diversidade de elementos, tais como flores, mobiliário, iluminação, tecnologia, entretenimento, estacionário/merchandising, etc.
- Identificar oportunidades para personalizar elementos que possibilitem a criação de cenários únicos, valorizando e pessoalizando o trabalho do designer.
- Aprender como analisar o briefing do cliente; como transformar as dificuldades do projeto em pontos fortes da proposta; e como assegurar a exequibilidade da proposta.
- Dotar o aluno de conhecimento das ferramentas para que possa produzir ideias e materializá-las através de softwares adequados.
Destinatários
Este curso destina-se a designers, estudantes, recém licenciados e a todos aqueles que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área do design de eventos. Destina-se também a empresas do sector que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores.