Acerca do curso
A produção de espaços para uso turístico tem vindo a crescer com o aumento da mobilidade das pessoas e o seu desejo de consumir a paisagem, a cidade e o património. Neste contexto de globalização, os públicos e os segmentos de Mercado turístico têm se diversificado e com isso surgem novas oportunidades de negocio. As moradas digitais e as aplicações móveis têm contribuído para uma maior divulgação e conexão entre turistas e serviços. A hotelaria tradicional deixou de ser um exclusivo, e novos formatos de acomodação associados à habitação em áreas históricas tornaram-se numa aposta para amplificação da experiência do turista.
Neste contexto, o Alojamento Local (AL) tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos, quer em termos de número de unidades registadas quer a nível da qualidade da oferta. Portugal e os portugueses têm condições únicas para que este fenómeno seja ainda maior e melhor. Quem se lança nesta atividade tem, na maioria dos casos, algo muito importante: a vontade de receber bem.
Contudo, com o aumento exponencial desta oferta e uma maior exigência de quem nos visita existe a necessidade de complementar esta vontade com o desenvolvimento de competências nas áreas do design e gestão associadas a este negócio.
Este curso surge para, de uma forma prática e consolidada, fazer face a estas necessidades..
Programa
01. CRIAÇÃO DO CONCEITO
O turista – O que procura quem nos visita; O nosso património – Fator inesgotável de inspiração; Diferenciação e Inovação – Fatores decisivos para o sucesso de um projeto de AL; Casos de Estudo – Exemplos práticos de projetos em funcionamento (hostel, apartamento, moradia).
02. O PROJETO
01. Metodologia, criatividade e smart Project; Morfologias habitacionais orientadas a tipologias turísticas; Análise e diagnóstico visual do espaço; Metodologias criativas e noção de smart project; Concept board, esquiços e representação técnica; Aplicações e casos de estudo.
02 . Layout, Funcionalidade e Execução da Obra; Distribuição de áreas funcionais e organização de mobiliário; Ergonomia do utilizador e dimensionamento; Reabilitação, materiais e construção; Orçamentos, mapeamento e honorários.
03. Ambiente, Styling e Personalidade do Espaço; Imagem, estilos e tendências; Percepção, volumétrica e transformação espacial; Análise, cromática e paleta de cores; Características, sistemas e tipos de iluminação; Acessórios decorativos, padrões, texturas e sensações.
03. REPRESENTAÇÃO DIGITAL
Interface, criação de!entidades e modelação de volumes; Ferramentas de edição e funções de visualização; Gestão de layers, grupos, componentes e extensões; Aplicação de materiais, cores, texturas e luzes; Câmaras, vistas e produção de imagem.
04. GESTÃO DO ALOJAMENTO LOCAL
Promoção - Quais as melhores formas de gerar interessados; Pedidos (Enquiries) - Como converter interessados em hóspedes; Operações - Como assegurar o bom funcionamento operacional; Hospitabilidade - Que tipo de acolhimento e relacionamento proporcionar.
Objetivos do Curso
- Desenvolvimento de conceitos de design de espaços turísticos;
- Conhecer e utilizar a metodologia projetual na organização de tipologias de espaços de turismo;
- Saber aplicar as variáveis de projeto na seleção de mobiliário, geometria, cor, textura, estilo, materiais e iluminação;
- Articular os processos os processos criativos da produção do espaço com a execução dos trabalhos técnicos de construção e orçamentação da obra;
- Capacitar o aluno das ferramentas de comunicação através do desenho e da representação e composição digital;
- Dotar o aluno de competências associadas à gestão e promoção do Alojamento Local;
Destinatários
Este curso destina-se a empreendedores que queiram vir a ser gestores de unidades de Alojamento Local (AL) próprios ou de terceiros. Designers, estudantes, recém licenciados e todos aqueles que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências nas diferentes áreas da produção de espaços de habitação para uso turístico.