Cursos Anuais
  • Lisboa: 29 de Setembro 2018
  • Porto: 26 Set. ou 13 Out. 2018
  • Lisboa: Sábado (9:00-18:00)
  • Porto: 2ª e 4ª (Manhã) ou Sábado (9:00-18:00)
  • 288 horas
  • 2797,20€ ou 12x 259€ (inclui 10% desc. a PP)

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Design de Calçado

Acerca do curso / Objetivos

Num momento em que o sector do calçado português detém a designação de “indústria mais Sexy da Europa”, surge a necessidade de formar uma nova geração de designers capazes de competir num mercado global cada vez mais exigente. Assim, e uma vez que se assiste a um investimento económico e tecnológico no tecido industrial deste mesmo sector, é urgente a aproximação entre Designers e produção num sector cada vez mais qualificado.


O Curso de Design de Caçado da Lisbon School of design vem proporcionar a formação de profissionais para que possam ingressar no mercado de trabalho e responder da melhor forma possível a todas as exigências do sector, promovendo o pensamento criativo e conceptual no desenvolvimento de coleções.


São igualmente transmitidos os conhecimentos teóricos e técnicos essenciais para o desenvolvimento e concretização dos seus projetos. Em simultâneo são desenvolvidas competências de construção e representação digital, específico para representação gráfica de design de calçado que permite desde a representação foto realista do modelo, como a prototipagem rápida em impressão 3D, como a conversão e planificação dos modelos em 2D e respectivo escalonamento, digitalização e aplicação de materiais, solas, etc, sendo uma ferramenta imprescindível para o contacto direto com o mundo da industria do calçado.


Programa

01 . PROCESSOS CRIATIVOS

Processos e metodologias aplicadas à construção do pensamento criativo; O mercado e as tendências; fontes de inspiração, geração de ideias e criatividade.


02 . HISTÓRIA DO DESIGN DE CALÇADO

Enquadramento e importância do design de Moda e de Calçado no século XX e identificação da sua metodologia projetual; Cultura de moda e design: designers, marcas, icons e referências; As marcas icónicas, história e o seu posicionamento estratégico.


03 . ANATOMIA DOS MEMBROS INFERIORES / ANATOMIA DO CALÇADO

Anatomias do membro inferior e dos sapatos; Tipos de marchas; Antropometria do calçado; Tipologias clássicas e standards do calçado masculino, feminino e criança, segmentos do calçado: clássicos, casual, desportivos, festivos, street shoes, etc..


04 . FERRAMENTAS DE REPRESENTAÇÃO MANUAL E DIGITAL

Técnicas de Representação manual e digital aplicadas ao Design de Calçado; desenho técnico e construção de ficha técnica para produção industrial.


05 . GESTÃO DE PROJETO

Ante Projeto, ou Preparação para a coleção; Segmentos: Masculino, Feminino, Infantil, Adolescente e Sport; Pesquisa de tendências; Teoria da Cor; Texturas e Padrões; Pesquisa de matérias, componentes e acessórios para a coleção; Noções de Produção da coleção.


06 . GESTÃO DE PRODUTO

Noções de Gestão de Projeto e cálculo de custos; noções de marketing, divulgação e promoção da marca/coleção; Noções de Design Gráfico: composição e paginação; Noções de Design Embalagem e Identidade.


07 . PROJETO FINAL

Desenvolvimento de coleção. 


08 . PORTFÓLIO

Introdução à auto-promoção; Comunicação de Projectos; plataformas de divulgação pessoal.


09 . SOFT SKILLS

Direitos de autor; O contacto com o cliente; Lançamento do próprio negócio, comunicação; A importância do Networking.

- Visita de estudo a feira de materiais e tendências (extra cronograma);

- Visita de estudo a indústrias de calçado (extra cronograma);

- Sessão fotográfica com peças da coleção desenvolvida. 


Saídas Profissionais / Destinatários


O curso irá fornecer competências para todos aqueles que se pretendam estabelecer profissionalmente como Designers de Calçado de diversas formas, tais como:

- Empresário por conta-própria, desenvolvendo e comercializando as sua próprias coleções;

- Consultoria criativa ou produtiva a ateliers e empresas de calçado;

- Designer interno em departamento de investigação e desenvolvimento de empresa de alçado;

- Designer de produção em empresa de calçado, responsável por toda a logística de produção de novos modelos.


Destina-se a profissionais das áreas criativas, alunos do secundário das áreas das artes e público em geral.

sobre nós

Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
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