Cursos de Especialização
  • Lisboa: 6 de Março / 2ª e 4ª feira (Manhã)
  • Porto: 6 de Março / 2ªf e 4ªf - Pós-laboral
  • 120h
  • 5x 280€ + inscrição
  • 1260€ (com 10% desconto a pronto pag.) + insc.

Vídeos

Marketing de Moda

- ACERCA DO CURSO -

A Moda representa atualmente um mercado extremamente apelativo, avaliado em cerca de 525 mil milhões de dólares e com uma taxa decrescimento de cerca de 5% ao ano. Estes números têm progressivamente atraído novas marcas e grupos investidores, resultando num mercado extremamente competitivo e saturado, onde o produto se tornou uma parte quase residual da oferta.


O papel do Branding e do Marketing é hoje mais importante que nunca, na identificação dos fatores decisivos de sucesso e na criação da narrativa da marca, isto é, do seu universo e lifestyle. A estratégia de marketing torna-se assim fundamental para a sobrevivência e sucesso das marcas, ajustando-se às necessidades do consumidor e de um mercado em constante mudança e evolução, caracterizado por tendências cíclicas e de curta duração.


Neste curso são abordados os fundamentos teóricos do marketing, a sua relação com o sector da moda, e de que forma cada uma das suas vertentes deve ser adaptada às especificidades do sector. É estudado o consumidor e a sua evolução, a importância da marca, da imagem ao nível das produções de moda e da elaboração de um plano de comunicação. Todos os conceitos são postos em práticos através de análise de casos reais e exercícios práticos em aula, terminando com a elaboração de um plano de marketing e comunicação, para marca definida/criada pelo aluno.


- PROGRAMA -

01 . MARKETING NO MERCADO DA MODA

Introdução ao tema; Fundamentos do marketing e a sua história; Definição de marketing, seu enquadramento e conceitos base; Relação entre a Moda e o Marketing, definição de marketing de moda; O mercado, seus componentes e o estudo de mercado; Definição de mercado da moda e seus intervenientes; A segmentação de mercado e os critérios de segmentação.

02 . CONSUMIDOR DE MODA

A análise do consumidor; Perfil de consumidor; Comportamento do consumidor.

03 . BRANDING. A MODA TRANSFORMADA EM MARCA.

O que é uma marca?; Como definir uma marca; Brand Name & Logotipo; Trendsetters & Brand Architecture; Identidade Corporativa; As diferenças; Posicionamento e Marcas de Moda; Os Fotógrafos; Introdução ao Photoshop e Illustrator.


04 . STYLING E PRODUÇÃO DE MODA

Styling e criação coordenados em moda; Passos para a elaboração de um catalogo de moda.


05 . MARKETING MIX E VARIÁVEIS DE MARKETING NO MERCADO

O Produto e o seu ciclo de vida no mercado da moda; O Preço, critérios, legislação, políticas de preço e construção de preços em moda; A Distribuição, classificações e componentes da imagem de loja; Mix de comunicação no mercado da moda: As relações públicas, promoções, merchandising e vitrinismo, publicidade, marketing direto e web marketing.


06 . PLANO DE COMUNICAÇÃO

As diferentes fases para a elaboração de um plano de comunicação de moda.


07 . NEGÓCIOS DE MODA

O Perfil de um Empreendedor; Plano de Negócio vs Modelo de Negócio; A Identidade Corporativa.; Ida a uma incubadora/aceleradora de startups; The Elevator Pitch; O que é o Coworking; Planear com Prioridades e Timings; A minha ideia de negócio é viável?.


- OBJETIVOS -


No final do curso o aluno deverá ficar apto a:

- Definir o conceito de marketing no mercado da moda enquanto filosofia de gestão, reconhecer a sua importância na comunicação do produto, satisfação do cliente e no incremento das vendas e criar um plano de comunicação em moda;

- Reconhecer o Marketing como ferramenta fundamental no mercado da Moda;

- Conhecer o consumidor e o seu comportamento efetivo;

- Criar uma marca de moda e o seu posicionamento no mercado em relação aos concorrentes;

- Estudar o produto e saber a forma como deve ser levado até ao consumidor no que respeita a preço, e forma de distribuição (loja, multimarca, e-commerce, etc);

- Criar e produzir um catalogo de moda;

- Elaborar um plano de comunicação em coerência com as necessidades do consumidor e que leve ao sucesso do produto e da marca.


- DESTINATÁRIOS -


Este curso destina-se a estudantes, licenciados em marketing, comunicação, jornalismo ou gestão, empreendedores e fundadores/criadores de marcas de moda. Destina-se também a todos aqueles que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de marketing para a indústria de moda.


Abrange também empresas e marcas do sector da moda que pretendam apostar naformação dos seus colaboradores.

sobre nós

Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
Saber mais

Newsletter

Contactos

Lisboa
Alameda dos Oceanos nr. 63, 1.1
1990-208 Lisboa - Portugal

Móvel: +351 916 360 050
Telefone: +351 216 028 334
Email: cursos.design@lsd.pt

Porto
Mercado do Bom Sucesso, Piso 2, E4
4200-132 Porto - Portugal

Móvel: +351 966 107 988
Telefone: +351 224 039 712
Email: cursos.design@lsd.pt

Como chegar