- ACERCA DO CURSO -
A procura por novas experiências, novas nações e culturas, tornou o mercado do turismo extremamente apelativo, dinamizando o sector tradicional mas sobretudo criando novas oportunidades de negócio. Factores como a crise e a menor disponibilidade financeira aliadas a uma mudança no perfil e mindset dos turistas, que preferem experiências mais autênticas, levaram ao desenvolvimento de novos formatos de acomodação que retiraram o monopólio ao sector hoteleiro.
Neste contexto, o Alojamento Local (AL) foi um dos formatos que experienciou maior crescimento, em grande parte auxiliado pelo aparecimento de novas plataformas digitais e aplicações móveis. O interesse por soluções de Alojamento Local levou a um aumento exponencial não só do número de unidades registadas, mas também dos serviços e nível de qualidade oferecidos.
Este curso pretende dotar os formandos dos conhecimentos necessários a esta atividade, nomeadamente ao nível do conceito e do design de interiores por forma a ficarem habilitares a desenvolverem espaços turísticos diferenciadores. Serão também abordadas tipologias de negócio, factores de diferenciação, perfis de cliente e analisados uma série de casos de estudo reais, ao nível de projeto, funcionalidade, ambiente, decoração e ambiência dos espaços.
- PROGRAMA -
01. CRIAÇÃO DO CONCEITO
O turista – O que procura quem nos visita; O nosso património – Fator inesgotável de inspiração; Diferenciação e Inovação – Fatores decisivos para o sucesso de um projeto de AL; Casos de Estudo – Exemplos práticos de projetos em funcionamento (hostel, apartamento, moradia).
02. O PROJETO
a) Metodologia, criatividade e smart Project; Morfologias habitacionais orientadas a tipologias turísticas; Análise e diagnóstico visual do espaço; Metodologias criativas e noção de smart project; Concept board, esquiços e representação técnica; Aplicações e casos de estudo.
b) Layout, Funcionalidade e Execução da Obra; Distribuição de áreas funcionais e organização de mobiliário; Ergonomia do utilizador e dimensionamento; Reabilitação, materiais e construção; Orçamentos, mapeamento e honorários.
c) Ambiente, Styling e Personalidade do Espaço; Imagem, estilos e tendências; Percepção, volumétrica e transformação espacial; Análise, cromática e paleta de cores; Características, sistemas e tipos de iluminação; Acessórios decorativos, padrões, texturas e sensações.
03. REPRESENTAÇÃO DIGITAL
Interface, criação de!entidades e modelação de volumes; Ferramentas de edição e funções de visualização; Gestão de layers, grupos, componentes e extensões; Aplicação de materiais, cores, texturas e luzes; Câmaras, vistas e produção de imagem.
04. GESTÃO DO ALOJAMENTO LOCAL
Promoção - Quais as melhores formas de gerar interessados; Pedidos (Enquiries) - Como converter interessados em hóspedes; Operações - Como assegurar o bom funcionamento operacional; Hospitabilidade - Que tipo de acolhimento e relacionamento proporcionar.
- OBJETIVOS -
No final do curso o aluno deverá ficar apto a:
- Desenvolver conceitos de design de espaços turísticos;
- Conhecer e utilizar a metodologia projetual na organização de tipologias de espaços de turismo;
- Saber aplicar as variáveis de projeto na seleção de mobiliário, geometria, cor, textura, estilo, materiais e iluminação;
- Articular os processos os processos criativos da produção do espaço com a execução dos trabalhos técnicos de construção e orçamentação da obra;
- Trabalhar com ferramentas de comunicação tais como o desenho e a representação e composição digital;
- Saber as competências associadas à gestão e promoção do Alojamento Local;
- DESTINATÁRIOS -
Este curso destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver a sua própria unidade de alojamento local ou de terceiros, dotando-os das competências necessárias à produção de espaços de habitação para turismo.
Abrange também empresas e negócios do sector que pretendam apostar na formação dos seus colaboradores.