Animação 3D e Efeitos Visuais



Cursos

Acerca do curso

Com o crescimento exponencial da indústria do entretenimento e das novas vertentes comunicacionais, a animação 3D surge atualmente como uma das áreas criativas com maior procura. Indústrias-chave em constante inovação como a dos videojogos, cinema, televisão ou web, encontram na Animação 3D soluções tecnológicas altamente personalizáveis e versáteis.

A animação 3D é gerada totalmente em computador o que permite o domínio integral das cenas, personagens e objetos em todas as perspetivas a 360º num espaço virtual. Permite criar objetos realistas com recurso a iluminação e texturas, controlando as câmaras e os ângulos em que a imagem vai ser captada.

Este curso tem como objectivo dotar os futuros animadores de todas as competências técnicas, artísticas e humanas necessárias ao desenvolvimento de um projeto de animação 3D. A sua estrutura foi pensada de raiz por forma a simular o processo criativo de um estúdio de animação profissional: desde a concepção e materialização de ideias em papel até aos diferentes processos de animação como texturização, rigging, shading, permitindo um conhecimento detalhado de todas as fases de uma produção em 3D. O resultado é um ambiente de aprendizagem real que permite aos artistas aperfeiçoar o know-how de software, técnicas e processos, que culminam com o desenvolvimento de um filme/projeto de animação individual que integrará o seu portfólio.

Por fim e aliando às competências técnicas, serão ainda abordadas as principais soft skills necessárias para uma integração bem sucedida no mercado de trabalho, nomeadamente no contacto com clientes ou no lançamento de negócio próprio.

Objetivos

Este curso tem por finalidade dotar os formandos de um conjunto de competências técnico-artísticas no âmbito da criação, organização, direção de projeto, assim como o no desenvolvimento dos processos de animação, nomeadamente texturização, rigging e shading.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

- Artista de conteúdos 3D para televisão; - Artista de conteúdos 3D para cinema; - Artista de conteúdos 3D para web; - Artista de conteúdos 3D para videogame; - Artista de conteúdos 3D para ilustração, arquitetura, publicidade, visualização científica, entre outras.

Destinatários

O curso de Animação 3D e Efeitos Visuais destina-se a todos os que que queiram iniciar uma carreira em animação tridimensional, direcionada para produção de filmes, produções multimédia e game design.

Destina-se, também, a designers no ativo, estudantes universitários e recém-licenciados ou autodidatas das artes projetuais que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de Animação 3D e Efeitos Visuais, assim como ateliers de design e empresas do sector que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores e que pretendam incorporar esta poderosa ferramenta no seu workflow.

Programa

01.
LINGUAGEM AUDIOVISUAL, SKETCHING E STORYBOARD


a) Linguagem audiovisual

Introdução a alguns conceitos de cinema digital, posicionamento e enquadramento da câmara, estilos visuais e a sua utilização.

b) Sketching e storyboard

Técnicas para criar e passar histórias para o papel; Criar esboços de personagens, suas poses e expressões, e projetar os cenários onde se desenrolará a ação, recorrendo a métodos mais tradicionais de desenho manual, essenciais para planear bem todo o projeto.



02.
INTRODUÇÃO AUTODESK MAYA


Breve introdução ao Maya e à sua interface; Navegação no mundo 3D, os vários elementos que compõem uma cena, funções básicas dos menus, introdução a algumas das principais janelas e editores do Maya; Configuração do layout da interface.



03.
MODELAÇÃO


Técnicas para criação de modelos tridimensionais; Primitivas; Polígonos e NURBS; Ferramentas para criar e editar vértices, arestas e faces; Criação de objetos a partir de curvas; Modelação orgânica e inorgânica. Boas práticas de modelação, para criação de geometria que deforme bem durante a animação.



04.
UV’S E TEXTURIZAÇÃO


Técnicas para projetar imagens em objetos; Vários tipos de projeção; Criação e edição de mapas UV; Utilização de texturas nos vários canais dos materiais, para obtenção de efeitos variados.



05.
RIGGING


Criação de uma estrutura que irá depois permitir a animação de qualquer objeto, orgânico ou mecânico, que pode conter esqueletos, skinning, constrains, deformadores, ligação de parâmetros entre objetos, e expressões; Definição de quais os parâmetros que poderão ser animados.



06.
 ANIMAÇÃO


Introdução às técnicas de animação tradicional; Regras e conceitos de animação digital; Utilização do editor de curvas de animação e da timeline e no Maya; Ciclos para  animação de movimentos repetitivos, como caminhar ou correr; Animação facial, e Lip Sync.



07.
SHADING, ILUMINAÇÃO E RENDERING


a) Shading

Serão introduzidos vários shaders do Maya, que permitirão recriar o aspeto de materiais como metal, vidro, madeira, tecido, ou qualquer outro tipo de substância, real ou não.

b) Iluminação

Serão apresentados os vários tipos de luzes do Maya, métodos de iluminação, e criação de vários tipos de ambientes, da luz exterior diurna, a uma iluminação de estúdio.

c) Rendering

Neste módulo serão mostradas técnicas de renderização para o motor MentalRay, Final Gathering, Global Illumination, e técnicas para optimização do tempo de render.



08.
SIMULAÇÃO E EFEITOS


Criação e controlo de efeitos com partículas, utilizando simulação; Simulação de roupa, e interação desta com outros objetos; Simulação e controlo de fumo e fogo, utilizando campos de forças.



09.
 COMPOSIÇÃO


Criação no Maya de vários passes e camadas no render, com elementos separados, que serão depois unidos e editados no ADOBE AfterEffects; Técnicas para integração do render com imagem real.



10.
APOIO AO PROJETO


Apoio aos alunos na criação do projeto final individual, dividido em duas partes, uma a meio e outra no final do curso, onde se acompanharão os alunos no desenvolvimento das suas ideias e aplicação das técnicas aprendidas.



11.
PORTFÓLIO


Introdução à autopromoção; Comunicação de Projetos; Plataformas de divulgação pessoal.



12.
EXTRA-CURRICULAR/OPCIONAL


Direitos de autor; O contacto com o cliente; Lançamento do próprio negócio, comunicação; A importância do Networking.

voltar Informação Complementar

CALENDÁRIO

LSD Lisboa
21 Setembro : 2ª e 4ªf : Tarde ou Pós-laboral
26 Setembro : Sábado : das 9:00h às 18:00h
LSD Porto
28 Setembro : 2ª e 4ªf : Tarde ou Pós-laboral
Animação 3D e Efeitos Visuais
9 meses | 280 horas

PREÇO

Pronto Pagamento
€2800,00
(inclui €280,00 de desconto)
Mensalidades
11x €280,00 ou 9x €342,20
INSCRIÇÃO
€140,00
(inclui desconto de €140,00 até 31 Março)
CURSO CONFERE CERTIFICADO DGERT
Obtenção de certificado no final do curso.
Nuno Félix
Nuno Félix
LISBOA
Marina Lobo
Marina Lobo
LISBOA
Maurício Mazza
Maurício Mazza
LISBOA
André Cruz
André Cruz
PORTO

Contactos

LISBOA

Alameda dos Oceanos 63 1.1
1990-208 Lisboa, Portugal

Móvel +351 916 360 050
Telefone +351 216 028 334
Email cursos.design@lsd.pt

COMO CHEGAR

PORTO

Mercado do Bom Sucesso Piso 2, E4
4200-132 Porto, Portugal

Móvel +351 966 107 988
Telefone +351 224 039 712
Email cursos.design@lsd.pt

COMO CHEGAR