120H
Acerca do curso
O desenho do espaço cénico é utilizado para criar a atmosfera e a organização do espaço em programas de tv, Espetáculos, youtube e outros eventos. Cruza disciplinas como a arquitetura, o design de interiores, e o Branding. Cada vez mais a cenografia é vista como mais um elemento que faz parte do universo das marcas.
Esta proposta de formação foca-se sobretudo nestes pressupostos, a cenografia virtual enquanto elemento fundamental destes produtos audiovisuais, as suas nuances, as técnicas, que vão desde o set mais simples para background de um youtuber e de intervenções pessoais, até dar apoio a um spot publicitário, um evento, um filme, um espetáculo ou um programa de tv, aí sim com técnicas mais sofisticadas.
Uma marca é um território com todas as suas componentes visuais e intangíveis e a cenografia serve esse propósito colocando-nos numa determinada atmosfera, para isso temos que dominar os conceitos e as técnicas para tornar isso possível.
Os fundamentos, as técnicas, conhecer o mercado real e os seus protagonistas são o grande objetivo deste curso de SET DESIGN.
No final do curso o aluno ficará apto a:
- A desenvolver conceitos cénicos conjugando elementos reais e virtuais;
- Aplicar conceitos de Set Design dependendo da sua função (TV, cinema, espectáculos, Blogues, Youtube e Instagram;
- Criar maquetes virtuais de demonstração do conceito;
- Gerir o processo de projecto desde a conceptualização à sua execução.
...
Programa
(presença de realizador).
SET DESIGN
O cenário e a sua função; O prazo, o budget e o objetivo; Cenários para tv, cinema e espetáculo; Cenários para bloguers ou youtubers; A luz e a forma; A realização e a fotografia em televisão; Do desenho à forma.
(presença de diretor de fotografia de tv e publicidade).
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS REAIS
Desenhar para virtual; Como funciona; Os equipamentos e as técnicas; A execução e o rendering; As texturas; (visita a fornecedores de tecnologia virtual)
07.
VIRTUAL OU REAL
A melhor escolha; O chroma key; Elementos reais e elementos virtuais; A realidade aumentada como cenário ou informação; O infografismo e a Cenografia; A iluminação e acertos finais.; (presença de um produtor de tv).
08.
A UTILIZAÇÃO
Testes de cenário virtual em offline; Testes de cenário em ambiente de Tv ;(visita a estúdios e equipamento Broadcast).