120H

Design de Moda Desporto

LISBOA
10 Fevereiro :: 2ª e 4ª feira :: das 9:30h às 13:30h
VALOR
€ 1320,00 (inclui € 120,00 de desconto P.P.) ou 5 x € 288,00
INSCRIÇÃO
€ 50,00 (inclui € 50,00 de desconto até 30 Novembro)

Acerca do curso

O sportswear nasce da prática desportiva, no entanto assume-se como uma influência cada vez maior na moda contemporânea. 

O curso de Design de Moda Desporto propõe, além dos fundamentos teórico-práticos fundamentais do design de vestuário de desporto, uma reflexão sobre a atualidade da moda desportiva, combinando uma abordagem prática e adaptada à realidade, com uma vertente criativa onde se procura pensar em peças centradas nas reais necessidades do seu utilizador. 

Objetivos

No final do curso o aluno deverá ficar apto a: 

- Entender e aplicar os critérios e capacidades de análise para o desenvolvimento de colecções de vestuário desportivo; 

- Saber operacionalizar a concretização de colecções de vestuário desportivo, desde a sua génese criativa até à sua produção. 

Destinatários

O curso de Sportswear irá fornecer competências para todos aqueles que se pretendam estabelecer profissionalmente como Designers de Moda, no ramo específico do vestuário desportivo. 

Cursos



Programa

01.

O QUE É O SPORTSWEAR 

Enquadramento e evolução do Sportswear até aos dias de hoje; Os diferentes segmentos do sportwear (activewear, casual, streetwear e luxo); Identificar as principais peças de vestuário de várias modalidades desportivas (individuais, de grupo ou equipa); Análise funcional de peças de vestuário desportivo: Noções de Performance, Conforto, Segurança, Design e Materiais aplicados à funcionalidade de mobilidade da peça de vestuário desportivo.

02.

MATERIAIS E COR 

Análise de materiais e de como as suas funcionalidades (a respirabilidade, resistência à abrasão e termorregulação) podem ser aplicadas no vestuário a favor do utilizador; Perceber de que forma os avanços tecnológicos no desporto e na própria indústria têxtil influenciam o Sportswear atual, criando novos materiais, com mais funções e mesmo mais processos de produção; Noções das cores e estampados a serem utilizados no vestuário de desporto. 

03.

FERRAMENTAS DE REPRESENTAÇÃO MANUAL E VETORIAL 

Representação Manual e Vetorial dos croquis técnicos a Preto/Branco e ilustrados em programas como o Adobe Illustrator e Photoshop.

04.

PLANEAMENTO / GESTÃO DE PRODUTO 

Levantamento de necessidades do utilizador e de algumas normas aplicáveis; Estimular a criação de ideias e soluções para o vestuário desportivo; Planeamento de uma coleção de Sportswear; Preparação de fichas técnicas para produção industrial.

05.

PROJETO 

Criação de uma coleção de Sportswear entre 6 e 10 coordenados de Senhora e/ou Homem para uma modalidade desportiva; Apresentação dos projetos finais a uma empresa têxtil e/ou de confeção para produção do melhor coordenado, do melhor projeto de um dos alunos. 

06.

EXTRAS

Intervenção de um desportista/atleta para ajudar a perceber as necessidades fundamentais que o seu vestuário/equipamento tem relativamente à sua atividade; Visita de estudo a indústrias têxtil e de confeção 

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Informação Complementar
André Bernardo
André Bernardo
Design Interiores
Daniela Ferreira
Daniela Ferreira
Design Gráfico
Luciane Veiga
Luciane Veiga
Design Interiores
Adele Lages
Adele Lages
Design Mobiliário
Eliquete Afonso
Eliquete Afonso
Design Moda
Catarina Marques
Catarina Marques
Design Moda
Pedro Maçana e Daniel Gonçalves
Pedro Maçana e Daniel Gonçalves
Design de Calçado
Rosa Marques
Rosa Marques
Design Gráfico

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