Visual Merchandising & Retail Design



Cursos

Acerca do curso

O Visual Merchandising pode ser definido como um conjunto de técnicas que têm influência direta na experiência e tomada de decisão do consumidor ao visitar um ponto de venda.
Ferramenta crucial para auxiliar na narrativa e diferenciação das marcas, o Visual Merchandising surge como o estudo de todos os elementos fundamentais na forma como os consumidores experienciam a sua visita, nomeadamente: percursos preferenciais, disposição de produto em loja, displays, vitrinismo e conjugação de cores.
O curso de Visual Merchandising & Retail propõe, além dos fundamentos teórico-práticos fundamentais de Visual Mechandising e do processo de compra, uma reflexão sobre a atualidade e futuro do retalho, combinando uma abordagem prática e adaptada à realidade, com uma vertente criativa onde se procura pensar a loja do futuro.
 
O papel do Visual Merchandiser é cada vez mais relevante devido à multiplicação das formas de contacto com o cliente e a integração do digital no nosso quotidiano, factos que promovem a necessidade da total reinvenção dos pontos de venda físicos como os conhecemos.
 
As novas tecnologias, as crescentes exigências dos consumidores e a saturação dos mercados, têm vindo a colocar pressões crescentes sobre o sector do retalho. Mais do que a simples oferta de produto, os espaços comerciais têm que se tornar pontos de experiência, aliados a um forte conceito de storytelling que se materializa no físico e se articula com o digital.

Objectivos

No final do curso de Visual Merchandising & Retail o aluno deverá ficar apto a:

- Entender os critérios e capacidades de análise para a implementação de exposições no ponto de venda;

- Saber usar a criatividade no desenvolvimento de acções que criem momentos de compras perfeitos e óptimas experiências aos consumidores.

Destinatários

O curso de Visual Merchandising & Retail destina-se a todos aqueles que tenham interesse em desenvolver projetos na área de Visual Merchandising.
 
Destina-se também a lojistas que pretendam adquirir novas competências para reforço curricular com vista ao desempenho de novas funções, a proprietários de lojas que pretendam optimizar o interior com vista a melhorar o desempenho comercial/vendas, a Designers/Arquitetos que pretendam adquirir conhecimentos com vista ao desenvolvimento de projetos para interiores de espaços comerciais, a autodidatas/interessados na área de visual merchandising que pretendam iniciar uma carreira nesta área, a Vitrinistas que pretendam alargar a sua área de atuação/intervenção nos espaços comerciais onde trabalham e ainda a empresas e negócios do sector do retalho que pretendam apostar na formação dos seus colaboradores.

Programa

01.
O QUE É O VISUAL MERCHANDISING


Evolução do visual merchandising e dos pontos de venda; As áreas de influência; O ponto de vista do consumidor;

02.
OUTDOOR


O produto; O cliente; A comunicação; Outros aspetos.



03.
INDOOR


O ponto de contacto; A compra; Os 5 sentidos; O design; Elementos da exposição; Elementos do visual merchandising; Técnicas de exposição e vitrinismo; Visita de estudo a Centro Comercial; Apresentação dos resultados da visita de estudo; Visita a agência especializada em ações no ponto de venda.



04.
UM NOVO ESPAÇO


O buy-o-logy; Novas estratégias para o ponto de venda; Visão sobre o futuro do comércio; Projetar um novo ponto de venda; Narrativa do design; O papel do designer; 3D Design: espaço e mobiliário; Comunicação gráfica: corporativa e promocional; Audiovisuais e Interatividade; Eventos; Metodologia Projetual; Case-studies: análise de conceitos transversais às várias áreas do design; Exercício prático: elaboração de um novo conceito (moodboard).

05.
RETALHO E O SEU NEGÓCIO

Conceito de negócio; Variáveis no ramo do retalho; Stock; Compras e reposição; Margens de produto.

06.
O VISUAL MERCHANDISING E AS SUAS RESPONSABILIDADES DE NEGÓCIO

O planeamento de Visual Merchandising, semana de cobertura e rotatividade do produto; Decidir a forma de epor e a sua influência nos valores de uma empresa retalhista; A escolha do produto consoante a sua margem de lucro; A imortância da escolha das coleções, baseada no tipo de negócio .

07.
IMPACTO COMERCIAL E ACOMPANHAMENTO DAS VENDAS

O que vende, onde e porquê; Comparativos de vendas de produtos chave; A importância de um Visual Merchandiser ter a noção total de negócio; O mercado multimarcas, unimarca e franchisado; Retalho de lojas in-line e outlet.

08.
PROJETO FINAL

Acompanhamento ao projeto final; Variáveis do Retail Design; O produto, o cliente, o ponto de venda e os serviços associados; Parte visível/invisível Apresentação do projeto final.
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CALENDÁRIO

LSD Lisboa
6 Outubro :: 3ª e 5ª feira :: das 18h30 às 22:30h
LSD Porto
13 Outubro :: 3ª e 5ª feira :: das 18:30h às 22:30h
Visual Merchandising & Retail Design
4 meses | 120 horas

PREÇO

Pronto Pagamento
€ 1320,00 (inclui € 120,00 de desconto)
Mensalidades
5 x € 288,00
INSCRIÇÃO
€ 120,00
Manuel Rita Duque
Manuel Rita Duque
LISBOA
Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
LISBOA

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