288H

Design
Gráfico

LISBOA
2ª e 4ª (Manhã, Tarde ou Noite) :: 23 Setembro 2019
Sábado (9h-18h) ::  21 Setembro 2019

PORTO
2ª e 4ª (Manhã, Tarde ou Noite) :: 25 Setembro 2019
Sábado (9h-18h) :: 21 Setembro 2019

VALOR
€ 2797,20 (inclui 10% de desconto P.P.) ou 12 x 259€ 

INSCRIÇÃO
€ 200,00

Acerca do curso
Objetivos

O Design Gráfico é omnipresente: desde o acordar ao deitar, cruzamo-nos com milhares de estímulos visuais criados pelas diversas disciplinas do design gráfico… sem nos darmos conta.

O logótipo da pasta de dentes, a caixa de cereais, o jornal que acompanha o café da manhã, o bilhete do metro, o cartaz da exposição que acabou de estrear, o expositor de livros com o bestseller em destaque, a ementa do almoço, o embrulho do bolo para o lanche, a identidade da série televisiva do momento, a etiqueta da camisa, a imagem do novo restaurante da cidade - em todas estas situações, formas e funções são combinadas, através de mensagens relevantes e esteticamente sedutoras, com o objetivo de comunicar e estimular reações positivas nos consumidores.

O curso de Design Gráfico anual da LSD, que privilegia a compenente prática sem descurar a esencial base teórica, foi pensado para preparar os alunos para resolverem graficamente todos estes desafios no seu trabalho do dia-a-dia.

No curso de Design Gráfico, os alunos terão a oportunidade de aprender com formadores experientes e com créditos firmados no mercado e de aplicar os conhecimentos adquiridos respondendo a exercícios e desafios nas quatro áreas fundamentais do design gráfico: Brand, Editorial, Ponto de Venda e Publicidade.



Saídas Profissionais
Destinatários

O curso de Design Gráfico tem por finalidade dotar o aluno de um conjunto de competências técnico-artísticas no âmbito da conceção e maquetização de objetos gráficos bi e tridimensionais, através de meios eletrónicos, a que se associam também a conceção, o tratamento e a difusão da informação em suportes digitais.

Com a qualificação obtida neste curso, o aluno poderá trabalhar em empresas nas áreas do design gráfico, multimédia e publicidade em ateliers de design, agências de design ou publicidade, assim como editoras e gráficas.


O curso de Design Gráfico destina-se a:

- Designers no ativo, estudantes universitários e recém-licenciados ou autodidatas das artes projetuais que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de Design Gráfico;
- Designers independentes que queiram aprofundar diferentes áreas do projeto em Design, de modo a proporcionar uma melhor oferta aos seus clientes;
- Ateliers de Design, Agências de Publicidade e empresas do setor industrial que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores.

 

Programa
01.
HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO


O nascimento e evolução do Design Gráfico.


02.
PROCESSOS CRIATIVOS E FERRAMENTAS DIGITAIS


A criatividade como capacidade sistémica. Princípios, técnicas e atividade para fomentar o pensamento criativo.


03.
SKETCHING MANUAL E FERRAMENTAS DIGITAIS


As ferramentas digitais no projeto de Design Gráfico. Tratamento de Imagem raster em ADOBE PhotoShop; Criação de imagens vectoriais em Adobe Ilustratgor; Paginação de elementos em Adobe Indesign.


04.
TIPOGRAFIA


O que é a Tipografia? A linguagem: o sistema oral e o sistema escrito, a gramática, o léxico e as teorias da comunicação; O alfabeto e as letras em caixa alta e caixa baixa; Criação de tipo de letra, a sua classificação e a composição tipográfica; O desenho de tipos de letra em formato digital; Planeamento do desenho, grelhas e estruturas; A introdução da tipografia no cinema, no audiovisual, na multimédia e na internet.
 




05.
GESTÃO DE PROJETO E PRODUÇÃO GRÁFICA


A gestão de projectos gráficos; a preparação de artes finais e a sua verificação; os sistemas de impressão e as técnicas de acabamento; a orçamentação de produtos gráficos; tipos de parceiros de produção a sua selecção.




06.
LOGOTYPE DESIGN E IDENTIDADE VISUALIDENTIDADE DESIGN


Logo, Identidade Visual e Marca: o que são e no que diferem; Tipologia de logótipos; Teoria e simbologia da Cor; Exercício prático de Logo Design: Conceito, Sketching e Vectorização; O Processo Criativo em Design de Identidades: Pesquisa, selecção de suportes de marca, aplicação e validação. Tipografia aplicada ao design de identidades; Universo visual e derivações da marca.


07.
PACKAGING E LABELLING


História do Design de embalagem e tipologias; Propósito do Labelling; A planificação, o cortante e os detalhes técnicos; Sustentabilidade e produção; A sua importância no contexto da marca e dos seus produtos; Símbolos e códigos visuais presentes nas embalagens; Layout e hierarquia de informação; Projecto: criação de maquete functional de packaging + label.


08.
PUBLICIDADE E DIREÇÃO DE ARTE


Introdução à comunicação Publicitária; Conceitos e campanhas; Narrativa, denotação e conotação; Target, mensagem e slogan; sketching para realização de storybard; Os princípios de design aplicados à publicidade: Layout, hierarquia, leitura e visibilidade, texto e imagem; Visual identity em publicidade.


09.
DESIGN EDITORIAL 


Organização da informação de forma significante e acessível para o mercado editorial, equilibrando a função de interface e a expressão visual; Desenvolvimento de capacidades para estruturar com clareza a mensagem; Dar expressão e personalidade ao conteúdo e atrair e reter a atenção dos leitore.


10.
PORTFÓLIO


Introdução à auto‐promoção; Comunicação de projetos; Plataformas de divulgação pessoal.


11.
SOFT SKILLS


Direitos de autor; O contacto com o cliente; Lançamento do próprio negócio, comunicação; A importância do Networking.




Mariana Costas
Design Gráfico
Leonor Fonseca
Design Gráfico
Diana Duarte
Design Gráfico
Catarina Neiva Rosa
Design Gráfico
Ana Araújo
Design Gráfico
Daniela Ferreira
Design Gráfico

INFO CHAT

Estamos Offline
Por favor deixe-nos o seu nome e endereço de email, iremos contactá-lo brevemente. Obrigado