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A Metodologia de formação desenvolve-se em várias etapas, iniciando-se na familiarização de
metodologias projetuais, construção de conceitos, apresentação e explicação de ideias, conduzindo
o aluno à construção das suas próprias metodologias de trabalho. Engloba, também, a Estruturação
e organização do projeto tendo em conta o tipo de cliente, o público-alvo e o contexto de
inserção e utilização das peças que compõem esse projeto.
Sempre que se justifica, a formação é complementada e acompanhada de visitas de estudo temáticas.
Após o lançamento de um briefing que transpõe a situação de uma encomenda de cliente real, os
alunos terão de resolver os problemas identificados, dando resposta ao briefing num prazo pré
estabelecido que simula um caso real.
Com recurso a softwares apropriados a cada projeto, serão desenvolvidos trabalhos com o intuito
de preparar os alunos para o mercado real de trabalho.
No final do curso é elaborado um portfólio dos projetos desenvolvidos nas aulas, ficando o aluno
na posse de uma ferramenta concreta de apresentação para o seu ingresso no mercado de trabalho.
Em termos de metodologia pedagógica de avaliação, pretende-se que o curso inclua duas dimensões
de avaliação dos alunos: avaliação continua e avaliação final.
a) Avaliação continua (formativa):
realizada ao longo de toda a ação de formação, terá como eixos de análise conhecimentos e
capacidades adquiridas e/ou desenvolvidas pelos alunos. Esta avaliação será operacionalizada
através das questões colocadas pelos alunos, pela participação dos mesmos em exercícios práticos,
estudos de caso e dinâmicas de grupo, pelas respostas às questões colocadas pelo docente e pelo
desempenho demonstrado no desenvolvimento dos projetos definidos para cada módulo;
b) Avaliação final (sumativa):
realizada no final de cada módulo e no final do curso, visa verificar o grau de aprendizagens
realizadas pelos alunos, quer ao nível dos conhecimentos, quer ao nível dos comportamentos,
utilizando uma escala balizada entre os níveis de 0 a 20; concorrem, para esta, os seguintes
sub-factores e respectivas percentagens de ponderação:
- Assiduidade / pontualidade - 10%;
- Empenho / motivação / participação - 20%;
- Conhecimentos / Capacidades / Competências Adquiridas (domínio dos conhecimentos teórico
práticos e coesão na aplicação dos mesmos) - 30%;
- Criatividade / singularidade / inovação (ideias e conceitos desenvolvidos) - 40%;
c) Considera-se que o aluno concluiu cada um dos módulos com aproveitamento quando obtiver nota
de avaliação contínua igual ou superior a 10 valores, arredondada para o número inteiro mais
próximo, correspondendo esta à nota final do módulo;
d) A classificação negativa a qualquer um dos módulos não implica necessariamente a não aprovação
no curso;
f) A classificação final de curso é obtida de acordo com uma fórmula específica com a ponderação
percentual de cada módulo, publicada em anexo a este regulamento, arredondada para a unidade
imediatamente superior ou inferior, consoante atinja ou não 5 décimas;
g) A revisão de classificação final pode ser requerida pelo estudante, devidamente fundamentada e
dirigido à Direção Pedagógica, no prazo de 3 dias úteis após lhe ser comunicada a nota.No
requerimento de revisão de classificação, o aluno deve proceder a uma análise individualizada de
cada item de ponderação cuja cotação pretende ver alterada.
2 – Em termos de metodologia de avaliação do curso, esta assume duas configurações: os alunos
avaliam o curso, através de questionário, quando terminam o mesmo (avaliação da satisfação) e
avaliam a eficácia e impacto do curso na sua vida profissional, num processo de avaliação
pós-formação realizada 12 meses após a finalização do curso.
Formação inicial.
Formação presencial.
- Sala de formação, com componente teórica e informática, com boas condições:
- Para as aulas práticas de Design de Moda: sala com bustos e máquinas de costura;
- Sala com boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolada de ruídos perturbadores ao bom
funcionamento;
- Sala com mobiliário que respeite as regras de ergonomia dos alunos e dos docentes;
- Sala ampla o suficiente para permitir a existência de 2m2 por aluno;
- Sala equipada com todos os recursos didáticos necessários;
- Espaço apoiado por áreas de convívio;
- Local de fácil acesso;
- Espaço cuja limpeza é assegurada com frequência.
- Computadores com ligação à internet e com o software necessário;
- Para as aulas práticas de Design de Moda: bustos e máquinas de costura;
- Projeção em LCD;
- Quadro branco;
- Apresentação ppt/ pdf;
- Documentação de apoio