Cursos Anuais
  • Lisboa: 27 de Setembro 2017
  • Porto: 2 de Outubro 2017
  • Lisboa: 2ª, 4ª e 6ª (Tarde ou Pós-Laboral)
  • Porto: 2ª, 4ª e 6ª - Pós-laboral
  • 280 horas
  • Pronto pagamento: 2797,20€ (inclui 10% desc.)
  • Mensalidade: 12x 259€
  • Inscrição: 200€

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Animação 3D e Efeitos Visuais

Acerca do curso / Objetivos

A produção 3D é um vasto universo. Este curso prepara o aluno para conhecer e utilizar com criatividade a ferramenta 3D podendo posteriormente especializar-se em um ou vários pontos abordados durante o curso. No entanto, para que se alcance tal criatividade é importante uma abordagem inicial sobre conceção, organização e direção de projeto.


A grande diferença e mais valia deste curso da LSD - Lisbon School of Design é o facto de a sua estrutura seguir a linha de produção de um estúdio profissional, tornando a aprendizagem uma simulação de um projeto real. Oferece um programa que engloba as principais fases de uma produção em 3D, preparando os futuros artistas para o mercado de trabalho, dotando- os de capacidades que permitem iniciar um projeto e levá-lo até ao fim, actuando nas várias fases do desenvolvimento.


Saídas Profissionais / Destinatários

O curso irá fornecer as competências necessárias para todos os que pretendam integrar uma equipa de criação de conteúdo 3D para televisão, cinema, web, game design, ilustração, arquitetura, publicidade, visualização científica, etc, e também para quem pretenda entrar no mercado como freelancer, ou criar a sua própria empresa.


Com uma abordagem geral, este curso é perfeito para artistas que queiram iniciar uma carreira em animação tridimensional, direcionada para produção de filmes, produções multimédia, game design, e também designers, ilustradores, e arquitetos que pretendam incorporar esta poderosa ferramenta no seu workflow.


Programa

01 . LINGUAGEM AUDIOVISUAL, SKETCHING E STORYBOARD

a) Linguagem audiovisual

Introdução a alguns conceitos de cinema digital, posicionamento e enquadramento da câmara, estilos visuais e a sua utilização.

b) Sketching e storyboard

Técnicas para criar e passar histórias para o papel; Criar esboços de personagens, suas poses e expressões, e projetar os cenários onde se desenrolará a ação, recorrendo a métodos mais tradicionais de desenho manual, essenciais para planear bem todo o projeto.


02 . INTRODUÇÃO AUTODESK MAYA

Breve introdução ao Maya e à sua interface; Navegação no mundo 3D, os vários elementos que compõem uma cena, funções básicas dos menus, introdução a algumas das principais janelas e editores do Maya; Configuração do layout da interface.


03 . MODELAÇÃO

Técnicas para criação de modelos tridimensionais; Primitivas; Polígonos e NURBS; Ferramentas para criar e editar vértices, arestas e faces; Criação de objetos a partir de curvas; Modelação orgânica e inorgânica. Boas práticas de modelação, para criação de geometria que deforme bem durante a animação.


04 . UV’S E TEXTURIZAÇÃO
Técnicas para projetar imagens em objetos; Vários tipos de projeção; Criação e edição de mapas UV; Utilização de texturas nos vários canais dos materiais, para obtenção de efeitos variados.

05 . RIGGING

Criação de uma estrutura que irá depois permitir a animação de qualquer objeto, orgânico ou mecânico, que pode conter esqueletos, skinning, constrains, deformadores, ligação de parâmetros entre objetos, e expressões; Definição de quais os parâmetros que poderão ser animados.


06 . ANIMAÇÃO

Introdução às técnicas de animação tradicional; Regras e conceitos de animação digital; Utilização do editor de curvas de animação e da timeline e no Maya; Ciclos para  animação de movimentos repetitivos, como caminhar ou correr; Animação facial, e Lip Sync.


07 . SHADING, ILUMINAÇÃO E RENDERING

a) Shading

Serão introduzidos vários shaders do Maya, que permitirão recriar o aspeto de materiais como metal, vidro, madeira, tecido, ou qualquer outro tipo de substância, real ou não.

b) Iluminação

Serão apresentados os vários tipos de luzes do Maya, métodos de iluminação, e criação de vários tipos de ambientes, da luz exterior diurna, a uma iluminação de estúdio.

c) Rendering

Neste módulo serão mostradas técnicas de renderização para o motor MentalRay, Final Gathering, Global Illumination, e técnicas para optimização do tempo de render.


08 . SIMULAÇÃO E EFEITOS

Criação e controlo de efeitos com partículas, utilizando simulação; Simulação de roupa, e interação desta com outros objetos; Simulação e controlo de fumo e fogo, utilizando campos de forças.


09 . COMPOSIÇÃO

Criação no Maya de vários passes e camadas no render, com elementos separados, que serão depois unidos e editados no ADOBE AfterEffects; Técnicas para integração do render com imagem real.


10 . APOIO AO PROJETO

Apoio aos alunos na criação do projeto final individual, dividido em duas partes, uma a meio e outra no final do curso, onde se acompanharão os alunos no desenvolvimento das suas ideias e aplicação das técnicas aprendidas.

sobre nós

Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
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