hello bar text hello button text

As questões mais comunS.

Como me inscrevo num curso?

Podes efetuar a inscrição online aqui. Também podes inscrever-te presencialmente ou enviar um pedido de informação para [email protected], [email protected] ou [email protected] e serás posteriormente contactado.

Como pago o meu curso?

Os cursos podem ser pagos a pronto pagamento ou em mensalidades. Se optares por pagar em mensalidades, podes fazê-lo por débito direto, transferência bancária, referência MB, MBWay ou presencialmente na LSD.

Gostava de conhecer as instalações da escola. Como agendo uma visita?

Serás sempre bem-vindo durante o horário de funcionamento da escola (2ªf-5ªf 9h00-22h30; 6ªf-sáb 9h00-18h00, domingo encerrado). A tua visita não requer agendamento prévio. Estamos sempre disponíveis para te receber e esclarecer as tuas dúvidas.

Não sou cidadão português. O meu processo de inscrição e frequência do curso é diferente?

Todos os procedimentos relativos aos nossos alunos são iguais, independentemente do seu país de origem, raça, sexo ou religião.

Não sou cidadão português. Posso solicitar visto para frequência do curso?

Sim. Após concluída a inscrição, a LSD pode emitir uma declaração comprovativa que te possibilitará solicitar o visto de estudante às respetivas entidades competentes (SEF/Embaixada).

Os valores apresentados pela LSD estão sujeitos a IVA?

Não, a LSD é uma entidade certificada pela DGERT o que significa que está isenta de IVA. Todos os valores apresentados são finais.

Posso incluir o curso da LSD na declaração de IRS?

A LSD é uma entidade certificada pela DGERT. Logo, o teu curso é elegível como despesa de educação em sede de IRS.

Que tipo de certificação confere um curso da LSD?

A LSD é uma escola de Formação Profissional certificada pela DGERT. O Certificado de Formação Profissional é conferido e emitido pela plataforma SIGO ao aluno que conclui um curso com aproveitamento.

Qual a data-limite de inscrição?

Podes inscrever-te até ao dia de início do curso. Contudo, existe um número limitado de alunos por turma. Por isso, recomendamos que garantas, atempadamente, a tua vaga.

Como é feito o acompanhamento dos professores?

O acompanhamento é próximo e individual, ao encontro das necessidades e dificuldades de cada aluno.

Dão formação em empresas?

Sim. A LSD está dotada das competências técnicas e humanas para apresentar uma oferta formativa nas várias vertentes do design e totalmente à medida das necessidades e dos desejos de uma empresa que queira investir na formação dos seus colaboradores.

Durante o curso terei acesso aos softwares lecionados?

Sim. Mediante disponibilidade de sala e marcação prévia, tens à tua disposição nas instalações da LSD computadores equipados com o software necessário para elaborares os teus projetos. Em alguns softwares poderás usufruir de versões de estudante ou descontos nas suas subscrições, mediante a apresentação da declaração de frequência de curso que te disponibilizamos.

Faltei a uma aula. Posso justificar a falta?

Sim. Consideram-se passíveis de justificação todas as faltas dadas por motivos de saúde, casamento, acidente e falecimento de parentes próximos e ainda todas aquelas que resultem de um dever inadiável imposto pela lei ou por força maior, sempre mediante a apresentação do respetivo documento que ateste formalmente a situação.

Já fiz um curso e quero inscrever-me noutro. Usufruo de condições especiais?

Sim. Após a conclusão do primeiro curso na LSD, todas as inscrições são gratuitas para sempre! 

Os programas dos cursos são iguais em Lisboa, Porto e Faro?

Sim. Os conteúdos programáticos que definem cada um dos cursos ministrados na LSD são iguais nas três escolas.

Por que é que devo escolher um curso de Design da LSD?

Somos uma escola de referência no ensino das várias vertentes do design. Desenvolvemos um método diferenciador que simula o contexto real de trabalho. Defendemos a máxima de que a melhor forma de aprender é fazendo. Desde 2009 que crescemos todos os anos em número de alunos, na oferta formativa em resposta às necessidades e aos desejos de quem nos procura, e no número de profissionais que lançamos todos os anos no mercado de trabalho. Ajudamos os alunos a alcançar resultados eficientes e criativos num curto espaço de tempo. O caminho é aqui!

Posso mudar de horário durante o curso?

Sim, desde que no horário que pretendes exista uma turma com vagas disponíveis.

Posso solicitar o estatuto de trabalhador-estudante?

Sim. Para usufruires deste estatuto deves solicitar o comprovativo na secretaria no início do ano letivo.

Qual o regime de faltas?

O nosso regulamento permite 20% de faltas injustificadas do total da carga horária do curso. Ou seja, nos cursos de 280 horas (anuais), podes dar 14 faltas injustificadas; nos cursos de 120 horas (especialização) são permitidas 6 faltas e nos cursos de 80 horas (especialização), são 4 faltas. Se o limite de faltas injustificadas for ultrapassado, não será possível emitir o Certificado de Formação. 

Algum aluno do curso foi premiado?

Sim. Temos vários casos de sucesso de alunos que ganharam concursos e arranjaram trabalho em agências de renome nacional e internacional. Conhece estas histórias inspiradoras aqui.

Como é feita a avaliação?

A avaliação do curso inclui duas dimensões: contínua e final. A avaliação contínua (formativa) realiza-se ao longo de todo o curso e tem como eixos de análise os conhecimentos e as capacidades adquiridas e/ou desenvolvidas pelos alunos. No fim de cada módulo e do curso/ação de formação realiza-se a avaliação final (sumativa) que visa verificar o grau de aprendizagens realizadas pelos alunos, ao nível dos conhecimentos e do comportamento. Para tal, é utilizada uma escala de 0 a 20, onde concorrem os seguintes subfactores: assiduidade e pontualidade; empenho, motivação e participação; domínio dos conhecimentos e competências adquiridas e coesão na aplicação dos mesmos; criatividade, singularidade e inovação.

Durante o curso vou ter contacto com o mundo profissional?

Os nossos professores são, na sua maioria, profissionais no ativo e especializados nas várias áreas do Design. A metodologia teórico-prática do nosso ensino alicerça-se em casos de estudo reais, promovemos um contacto direto com os profissionais do meio e damos-te oportunidade de participares em concursos com empresas parceiras. Em paralelo, e sempre que se justifique, fazemos visitas a empresas do setor e feiras temáticas.

Preciso de ter conhecimentos em ferramentas de design?

Não. A frequência dos nossos cursos não exige pré-requisitos de conhecimentos ou experiência prévia.

Preciso de ter computador?

Não. Durante o curso, dentro e fora do horário letivo, tens à tua disposição nas instalações da escola, todo o equipamento e software necessários para a realização dos teus projetos.

Quem são os professores? Que formação têm?

Os nossos professores são, na sua maioria, profissionais ativos nas várias áreas do Design ou partilham o ensino na LSD com a docência em várias universidades do país. Temos um corpo docente especializado, multifacetado, dedicado e empenhado em dar-te a melhor experiência do mundo real do trabalho dos tempos atuais.

Têm programa de estágios?

Os nossos cursos não “incorporam” estágio obrigatório. Contudo, como a LSD é uma escola de referência no ensino do design em Portugal, recebemos regularmente pedidos de empresas interessadas em contratar profissionais com a nossa formação. Promovemos esta sinergia, filtramos todos os pedidos pelas melhores oportunidades e direcionamos para os alunos.

Como é que este curso me prepara para entrar no mercado de trabalho?

O curso de Animação 3D e Efeitos Especiais da LSD utiliza o método de trabalho dos estúdios de produção de conteúdo 3D. Ensinamos-te e acompanhamos-te na criação de um projeto desde o conceito inicial até ao vídeo final. Também adquires o domínio proficiente do Autodesk Maya, uma das ferramentas mais conhecidas da indústria. O processo é longo, requer muita técnica e trabalho, mas o acompanhamento próximo e flexível dos professores garante-te a melhor preparação para entrares no mercado de trabalho desta área.

Nove meses é tempo suficiente para aprender Animação 3D?

Sim. O curso está estruturado em módulos que traduzem o workflow de uma produção 3D normal, desde a criação do storyboard, modelação de personagens e cenários até ao render final e composição. Vais compreender como é um curso que requer muita técnica, que só com tempo e prática vais dominar. Por isso, o período de nove meses é o ideal para receberes o acompanhamento necessário para a melhor aprendizagem.

Os trabalhos são individuais ou de grupo?

Os trabalhos são maioritariamente individuais. Mas também promovemos a discussão em grupo para potenciar a experiência do trabalho de equipa. Pois a dúvida de um aluno é a de outro e na partilha aprendem melhor.

Os trabalhos feitos no curso servem de portfólio?

Sim. O portfólio é a montra dos teus trabalhos. A animação resultante do teu projeto de curso é o início do teu portfólio, que poderás expandir com novas animações. O caminho começa aqui e depois deves continuar a enriquecer o teu portfólio a partir dos conhecimentos adquiridos.

Quais os projetos que vou desenvolver?

Ao longo do curso, desenvolves uma pequena animação onde contas uma história, crias os teus personagens e cenários, dás vida e cor a todo o conjunto e no final realizas um vídeo com a tua animação. É um processo longo que traduz o worfkow de uma produção 3D normal e te confere todas as competências técnicas e artísticas.

Os trabalhos feitos no curso servem de portfólio?

Sim. O portfólio é a montra dos teus trabalhos; ilustra as tuas capacidades técnicas e criativas. No mercado competitivo do design de interiores o portfólio é o teu elemento de apresentação, que permite ao cliente entender a tua qualidade como profissional e contratar-te de acordo com expectativas estilísticas e orçamentais.

Quais os projetos que vou desenvolver?

Vais desenvolver três projetos práticos de tipologias diferentes de habitação (sala, cozinha, lavandaria, quarto, closet e instalação sanitária), serviços e lazer.

Qual o software que vou aprender a usar?

Vais aprender a desenhar em 2D com o Autocad e em 3D com o Sketchup e VRay. Não precisas de ter conhecimentos ou experiência prévios nestes programas.

Vou conhecer materiais e sistemas de construção?

Sim. Vais aprender todo o processo desde a conceção à execução de uma obra.

Como é distribuída a teoria e a prática do curso?

A componente teórica incide no módulo inicial do curso (história do design, ergonomia, técnicas de criatividade, gestão de projeto, etc.) e é aplicável nos módulos nucleares de carácter mais prático de cada projeto.

Não sei desenhar. Posso inscrever-me no curso?

Claro que sim. O desenho é importante para conseguires expressar-te melhor, por esse motivo o curso de Design de Mobiliário integra um módulo de desenho analítico (Sketching) que te vai ensinar as bases de desenho manual e também te capacita para utilizares as ferramentas de desenho vetorial.

Os trabalhos feitos no curso servem de portfólio?

Sim. O portfólio é a montra dos teus trabalhos; ilustra as tuas capacidades técnicas e criativas. No mercado competitivo do design, o portfólio é o teu elemento de apresentação, que permite ao cliente entender a tua qualidade enquanto profissional e contratar-te de acordo com as suas expectativas estilísticas e orçamentais.

Quais os projetos que vou desenvolver?

O primeiro projeto incide nas madeiras e derivados, tecnologias e processos. O segundo na aplicação e integração do estofo. O terceiro projeto é livre e poderá envolver interação com uma empresa. O quarto e último projeto culmina com um workshop de uma semana de metais.

Que tipo de emprego consigo com este curso?

Poderás trabalhar como designer de produto numa agência ou numa empresa editora de design de mobiliário ou até mesmo numa fábrica de design. A direção criativa numa marca de design também é uma saída profissional. E a criação da tua própria marca, como freelancer, é uma das melhores apostas que assistimos com orgulho em muitos dos nossos alunos.

Como é que este curso me prepara para entrar no mercado de trabalho?

O curso de Design de Moda da LSD dá-te as competências fundamentais para diagnosticar as necessidades e as oportunidades de mercado, integrar a indústria têxtil e criar a tua própria marca e produtos de Moda para os consumidores atuais.

Não sei desenhar, nem costurar. Posso inscrever-me?

Sim, claro. Durante o curso, e para além de muitos outros temas que irás aprender, ensinamos-te desenho manual e digital, assim como te ensinamos a costurar e a utilizar técnicas específicas de modelagem e confeção.

No final do curso, a escola promove algum evento com os trabalhos dos alunos?

No final do curso a LSD realiza uma sessão fotográfica de Moda, com modelos e maquilhadores profissionais, onde se reproduz o ambiente real de uma produção de Moda e cada aluno fica com um portfólio do seu projeto final.

Preciso de ter máquina de costura e computador?

Não. Durante o curso, dentro e fora do horário letivo, tens à tua disposição nas instalações da escola, o equipamento técnico necessário para a realização dos teus projetos.

Preciso de tirar um curso de moda para ser designer de Moda?

Sim. Embora existam designers de Moda que não tiveram formação e aprenderam tudo na prática, é muito importante ter formação e certificação. A Moda é um setor cada vez mais competitivo e investires numa formação específica em Design de Moda é a melhor e mais rápida forma de aprenderes, conheceres e integrares o mercado de trabalho.

Preciso de comprar algum material?

Recomendamos-te que tenhas o teu próprio kit de material pessoal como lápis, borracha, papel vegetal, régua, tesoura, agulhas, linhas e fita métrica. Para a execução dos teus projetos, precisas de adquirir os materiais têxteis, ao teu gosto.

Que tipo de emprego consigo com este curso?

Consoante os teus objetivos, existem várias áreas de atuação possíveis: Designer de Moda, Produção de Moda, Consultoria de Imagem, Stylist, Criadores/Curadores de guarda-roupa de espetáculos e cinema. Incentivamos os alunos a apostar na concretização dos seus sonhos, a ingressar no mercado com confiança e até desenvolver um percurso empreendedor.

Já tenho experiência na área. O que é que este curso me oferece?

O curso de Design Gráfico da LSD também se destina a quem já tenha experiência na área, deseje atualizar os seus conhecimentos e aprofundar os fundamentos do design com exercícios ajustados à exigência do mercado atual. Tens a oportunidade de trabalhar de forma mais eficiente com o Adobe Creative Cloud e atualizar o teu portfólio com os projetos que façam sobressair a tua versatilidade e capacidade de resposta a briefings multifacetados.

Nove meses é tempo suficiente para aprender Design Gráfico?

Claro que sim! O curso de Design Gráfico da LSD capacita-te desde a teoria do design e princípios criativos até à técnica para desenvolveres um portfólio completo. Os projetos dos nossos alunos falam por si (vê aqui) e os seus percursos profissionais são um testemunho incrível da mais-valia desta formação em nove meses (lê as histórias de sucesso aqui).

Os trabalhos feitos no curso servem de portfólio?

Sim. O portfólio é a montra dos teus trabalhos; ilustra as tuas capacidades técnicas e criativas. No mercado competitivo do Design Gráfico o portfólio é o teu elemento de apresentação, que permite ao cliente entender a tua qualidade como profissional.

Quais os softwares que vou aprender a usar?

No curso de Design Gráfico aprendes a dominar as ferramentas Adobe InDesign, Illustrator e Photoshop, que são os softwares mais utlizados pelos profissionais e empresas da área.

Quais os custos que terei durante o curso, além da mensalidade?

Recomendamos como material escolar de base um caderno, canetas e unidade USB. Contempla orçamento para criares o teu portfólio e fazeres impressões. Desenvolves ao longo do curso várias maquetes e protótipos. Este curso é muito prático!

Este curso valoriza a minha formação em Moda?

As técnicas de base na Modelagem adquiridas durante o curso dão-te as ferramentas necessárias para interpretares fichas técnicas e projetos de Design de Moda.

A análise de fichas técnicas faz parte do programa?

Sim. Durante todo o curso, vais analisar fichas técnicas antes de desenvolver os modelos para execução de protótipos.

Preciso de comprar algum material?

Precisas de adquirir os materiais têxteis ao teu gosto para as tuas peças. Recomendamos-te que tenhas o teu próprio kit, mas o atelier da LSD dispõe de papel, réguas de modelagem, esquadro, tesouras e pano cru para uso em sala de aula, e ainda máquinas de costura, ferro industrial para apoio de confeção, mesas para modelagem com altura ergonómica e bustos para o trabalho de experimentação de volume e moulage.

Preciso de saber desenhar?

Não. O curso de Motion Design capacita-te para utilizar as ferramentas de desenho vetorial.

Qual o software que vou aprender a usar?

O software que vais aprender a dominar é: Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Adobe After Effects, Adobe Premiere e Adobe Media Encore.

Que tipo de emprego consigo com este curso?

No final do curso terás um portfólio que testemunha as competências e técnicas adquiridas. Sais como Motion Designer totalmente preparado para integrar o mercado de trabalho, seja em agências de design, empresas de audiovisual ou agências de comunicação digital.

Vou aprender a trabalhar com programas 3D?

Sim. Vais aprender a usar o Cineware, um plug-in de Cinema 4D, incorporado no programa Adobe After Effects.

Como é que este curso me prepara para entrar no mercado de trabalho?

O curso de Web Design da LSD dá-te as competências para o desenvolvimento de designs web com enfoque no utilizador, na navegação, na usabilidade até à implementação nas diversas linguagens de programação. Ficas preparado para trabalhares em qualquer empresa integrado numa equipa ou em trabalho remoto. E também podes seguir um percurso como empreendedor.

Os trabalhos são individuais ou de grupo?

São individuais. E também promovemos a discussão em grupo para potenciar a experiência do trabalho de equipa. Pois a dúvida de um aluno é a de outro e na partilha aprendem melhor.

Os trabalhos feitos no curso servem de portfólio?

Sim. O portfólio é a montra dos teus trabalhos. Vais estar apto a assegurar todo o processo desde a construção de diagrama do website, passando pelo desenvolvimento de wireframes, preenchimento de conteúdo até à criação de protótipo.

Que tipo de emprego consigo com este curso?

O curso de Web Design prepara-te para trabalhares em qualquer empresa integrado numa equipa ou em trabalho remoto. Também podes ser freelancer ou criar o teu negócio empreendedor. Tens a opção de te dedicar apenas ao design de sites ou ser front-end developer. A abrangência do curso permite-te explorar o que mais gostares de realizar.

Quais os projetos que vou desenvolver?

Tens toda a liberdade para escolher o projeto que desejas desenvolver. Desde o mais simples – criar o teu portfólio num site informativo – ao mais complexo – uma loja e-commerce. A mais-valia é que tens o acompanhamento próximo dos professores para concretizares o que idealizaste.

Quais os softwares que vou aprender a usar?

Vais aprender a utilizar softwares como Adobe Illustrator, Photoshop, XD, Figma, Sublime e Visual Studio Code.

Contactos

LISBOA

Alameda dos Oceanos n 63D
1990-208 Lisboa, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 916 360 050(1)
+351 216 028 334(2)
[email protected]

Secretaria:
+351 217 655 516(2)

COMO CHEGAR

PORTO

Praça do Bom Sucesso n 61 - 4 andar
4150-146 Porto, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 966 107 988(1)
+351 224 039 712(2)
[email protected]

Secretaria:
+351 229 768 786(2)

COMO CHEGAR

FARO

Praça Dom Francisco Gomes n 2 - 2 andar
8000-168 Faro, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 927 427 122(1)
+351 289 019 387(2)
[email protected]

Secretaria:
+351 289 019 387(2)

COMO CHEGAR


(1) Chamada para rede móvel nacional.
(2) Chamada para rede fixa nacional.

Lisbon School Design