Ateliers
  • Primeiro trimestre de 2018
  • 120 horas
  • 5x 280€ + 100 euros inscrição
  • 25% desconto na inscrição até 31 Julho

B&B Studio Design


Acerca do curso

A produção de espaços para uso turístico tem vindo a crescer com o aumento da mobilidade das pessoas e o seu desejo de consumir a paisagem, a cidade e o património.

Neste contexto de globalização, os públicos e os segmentos de mercado turístico têm-se diversificado e com isso surgem novas oportunidades de negocio. As moradas digitais e as aplicações móveis têm contribuído para uma maior divulgação e conexão entre turistas e serviços. A hotelaria tradicional deixou de ser um exclusivo, e novos formatos de acomodação associados à habitação em áreas históricas tornaram--se numa aposta para amplificação da experiência do turista. O Airbnb é um dos exemplos dessa nova configuração de empreendedorismo local com impacto global. Com este mote, o curso procura dar resposta às necessidades sentidas por empreendedores e designers, na criação, construção e renovação de espaços de habitação para uso turístico. O B&B Studio Design aborda um programa científico que concilia os aspetos criativos e sensoriais do projeto com as componentes técnicas, materiais e construtivas da obra. Complementa esta formação metodológica com o ensino de ferramentas de comunicação e representação digital 3D. Com significativo aumento de número de camas e com grande diversidade de classificações de espaços, a oferta é cada vez mais exigente.

Pequenos espaços, muitas vezes de geometrias irregulares ou com fracas condições de habitabilidade, podem ser optimizados e transformados em studios para voltarem a ser inseridos no mercado imobiliário. A expressão “grandes ideias para pequenos espaços” pode servir de inspiração para formalizar a estratégia do produto final e aliar o turismo às seduções do marketing.


Programa

01. TURISMO, PATRIMÓNIO E SUSTENTABILIDADE - 12h

Os centros históricos e o turismo cultural; O marketing e as estratégias de oferta turística; O caso Airbnb: público e segmentos de mercado; Condicionantes, legislação e planeamento local.


02. METODOLOGIA, CRIATIVIDADE E SMART PROJECT - 12h

Morfologias habitacionais orientadas a tipologias turísticas; Análise e diagnóstico visual do espaço; Metodologias criativas e noção de smart project; Concept board, esquiços e representação técnica; Aplicações e casos de estudo.


03. LAYOUT, FUNCIONALIDADE E EXECUÇÃO DE OBRA - 18h

Distribuição de áreas funcionais e organização de mobiliário; Ergonomia do utilizador e dimensionamento; Reabilitação, materiais e construção; Orçamentos, mapeamento e honorários.


04. AMBIENTE, STYLING E PERSONALIDADE DO ESPAÇO - 18h

Imagem, estilos e tendências; Percepção volumétrica e transformação espacial; Análise cromática e paleta de cores; Características, sistemas e tipos de iluminação; Acessórios decorativos, padrões, texturas e sensações


05. COMPOSIÇÃO VISUAL DIGITAL (PHOTOSHOP/ILLUSTRATOR) - 20h

Interface, desenho e criação de entidades; Ferramentas de edição, seleção e visualização; Layers, máscaras, filtros, efeitos e correções; Composição de página e impressão.


06. REPRESENTAÇÃO DIGITAL 3D (SKETCHUP) - 40h

Interface, criação de entidades e modelação de volumes; Ferramentas de edição e funções de visualização; Gestão de layers, grupos, componentes e extensões; Aplicação de materiais, cores, texturas e luzes; Câmaras, vistas e produção de imagem.


Objetivos do Curso


- Criar projetos de design de espaços de habitação orientados ao uso turístico;

- Conhecer e utilizar a metodologia projetual na organização de tipologias de espaço habitacional-turístico;

- Saber aplicar as variáveis de projeto na seleção do mobiliário, geometria, cor, textura, estilo, materiais e iluminação;

- Dimensionar as áreas, os volumes e os espaços orientados ao utilizador e às necessidades de usabilidade turística, adaptados a espaços de escala reduzida;

- Articular os processos criativos da produção do espaço com a execução dos trabalhos técnicos de construção;

- Enquadrar os projetos e exemplos em contexto real para que o aluno contacte com a legislação e as várias fases de produção e orçamentação da obra;

- Capacitar o aluno de ferramentas de comunicação através do desenho e da representação e composição digital;

- Criar ambientes controlados por parâmetros sensoriais que promovam o marketing turístico e renovação do património edificado.


Destinatários

Designers, estudantes, recém-licenciados ou autodidatas que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências nas diferentes áreas da produção de espaços de habitação para uso turístico. Este curso destina- se também a empresários que pretendem investir no setor do turismo, no segmento do tipo Bnb, e que queiram adquirir competências na remodelação e adaptação dos espaços habitacionais de modo a proporcionar uma melhor oferta aos seus clientes.

sobre nós

Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
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