Estamos numa aula de Design de Moda e assistimos ao processo criativo das alunas que desconstroem peças em redor de bustos, usando a experimentação para criar novas peças.
O prof. Luís Santos responde a 3 questões:
Draping é o processo de transformar e manipular o tecido tridimensionalmente, diretamente no busto.
Primeiro os alunos aprendem os métodos criativos em Design de Moda e percecionam os mecanismos produtivos industriais em atelier. Só depois são desafiados a criar peças diretamente no busto. Nesta fase trabalham de acordo com as propriedades do tecido, tais como caimento, estrutura, cor e transparência.
O Draping é um forma extremamente sensorial e emocional de criar uma peça de roupa. Cria-se uma ligação íntima entre o designer e o tecido que instintivamente vai esculpindo as suas formas no busto. É essa realidade e fisicalidade que informa constantemente o designer acerca da estética e da funcionalidade do resultado final a que chega. Esta técnica pode ser utilizada para chegar a resultados finais diretos (tal como acontece no projeto exploratório durante o curso de Design de Moda), ou pode ser utilizada apenas para estimular criativamente o designer, que cria a partir das formas experimentadas no busto.
Sentes-te inspirado? Queres desbravar a tua criatividade com tecidos e bustos? Consulta aqui mais informações sobre o curso de Design de Moda.
Vem fazer parte da Geração #myLSD