Design Gráfico



Cursos

Acerca do curso

Enquanto potenciais consumidores somos impactados por milhares de mensagens visuais criadas por profissionais das artes gráficas em áreas como Comunicação, Publicidade, Marketing, Branding e Comercial.

A crescente importância das estratégias Omni-channel, onde as marcas procuram estar presentes em todos os pontos de contacto com o consumidor, requer a formação de designers gráficos com uma sensibilidade e versatilidade sem precedentes. 

A capacidade de desenvolverem soluções gráficas inovadoras e apelativas para um mercado cada vez mais exigente e competitivo, onde todas as marcas tentam ultrapassar as barreiras da atenção e retenção seletivas dos consumidores, é hoje mais importante do que nunca.

Nesse sentido, este curso foi desenvolvido com o objectivo de formar designers que consigam através das suas criações gráficas, comunicar mensagens sedutoras, claras e relevantes, que despertem interesse e emoções positivas nos consumidores. 

Conciliando uma abordagem teórica onde se discutem os fundamentos dos processos criativos e da história do design gráfico, com exercícios de ambientes reais onde se recorrem a ferramentas técnicas como Adobe Photoshop, Illustrator e Indesign, procura-se estimular a sensibilidade e criatividade dos futuros designers gráficos. Os exercícios propostos incidem sobre 4 grandes áreas fundamentais: Brand, Editoral, Publicidade e Ponto de Venda, onde são abordadas a criação de identidade visual, design de embalagens, tipografia, design editorial e criação de portfólio. 

Por fim e aliando às competências teóricas e técnicas, serão ainda abordadas as principais soft skills necessárias para uma integração bem sucedida no mercado de trabalho, nomeadamente no contacto com clientes ou no lançamento de negócio próprio.

Objetivos

Este curso tem por finalidade dotar os formandos de um conjunto de competências técnico-artísticas no âmbito da concepção e maquetização de objetos gráficos bi e tridimensionais. São utilizados meios informáticos, aos quais se associam também a concepção, o tratamento e a difusão da informação em suportes digitais.

Com as competências obtidas neste curso, os formandos terão as ferramentas e conhecimento necessários para integrarem empresas nas áreas do design gráfico, multimédia e publicidade.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

- Empresário por conta-própria, desenvolvendo e comercializando a sua produção enquanto designer gráfico; - Assistente de produção multimédia, de realização de produtos publicitários ou de web design; - Técnico de desenho gráfico nos domínios da edição, da ilustração, da fotografia e do infografismo; - Designer gráfico em empresas podem e ateliers de design, agências de design ou de publicidade, assim como editoras e gráficas.

Destinatários

O curso destina-se a todos aqueles que queiram desenvolver projetos na área do Design Gráfico.

Destina-se, também, a designers no ativo, estudantes universitários e recém-licenciados ou autodidatas das artes visuais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de Design Gráfico.

Abrange também Ateliers de Design, Agências de Publicidade e empresas do sector industrial que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores.

Programa

01.
HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO

O nascimento e evolução do Design Gráfico.

02.
PROCESSOS CRIATIVOS E FERRAMENTAS DIGITAIS

A criatividade como capacidade sistémica. Princípios, técnicas e atividade para fomentar o pensamento criativo.


03.
SKETCHING MANUAL E FERRAMENTAS DIGITAIS

As ferramentas digitais no projeto de Design Gráfico. Tratamento de Imagem raster em ADOBE PhotoShop; Criação de imagens vectoriais em Adobe Ilustratgor; Paginação de elementos em Adobe Indesign.
04.
TIPOGRAFIA

O que é a Tipografia? A linguagem: o sistema oral e o sistema escrito, a gramática, o léxico e as teorias da comunicação; O alfabeto e as letras em caixa alta e caixa baixa; Criação de tipo de letra, a sua classificação e a composição tipográfica; O desenho de tipos de letra em formato digital; Planeamento do desenho, grelhas e estruturas; A introdução da tipografia no cinema, no audiovisual, na multimédia e na internet.

05.
GESTÃO DE PROJETO E PRODUÇÃO GRÁFICA

A gestão de projectos gráficos; a preparação de artes finais e a sua verificação; os sistemas de impressão e as técnicas de acabamento; a orçamentação de produtos gráficos; tipos de parceiros de produção a sua selecção.

06.
LOGOTYPE DESIGN E IDENTIDADE VISUAL

Logo, Identidade Visual e Marca: o que são e no que diferem; Tipologia de logótipos; Teoria e simbologia da Cor; Exercício prático de Logo Design: Conceito, Sketching e Vectorização; O Processo Criativo em Design de Identidades: Pesquisa, selecção de suportes de marca, aplicação e validação. Tipografia aplicada ao design de identidades; Universo visual e derivações da marca.
07.
PACKAGING E LABELLING

História do Design de embalagem e tipologias; Propósito do Labelling; A planificação, o cortante e os detalhes técnicos; Sustentabilidade e produção; A sua importância no contexto da marca e dos seus produtos; Símbolos e códigos visuais presentes nas embalagens; Layout e hierarquia de informação; Projecto: criação de maquete functional de packaging + label.
08.
PUBLICIDADE E DIREÇÃO DE ARTE

Introdução à comunicação Publicitária; Conceitos e campanhas; Narrativa, denotação e conotação; Target, mensagem e slogan; sketching para realização de storybard; Os princípios de design aplicados à publicidade: Layout, hierarquia, leitura e visibilidade, texto e imagem; Visual identity em publicidade.
09.
DESIGN EDITORIAL 

Organização da informação de forma significante e acessível para o mercado editorial, equilibrando a função de interface e a expressão visual; Desenvolvimento de capacidades para estruturar com clareza a mensagem; Dar expressão e personalidade ao conteúdo e atrair e reter a atenção dos leitore.
10.
PORTFÓLIO

Introdução à auto‐promoção; Comunicação de projetos; Plataformas de divulgação pessoal.


11.
EXTRA-CURRICULAR/OPCIONAL

Direitos de autor; O contacto com o cliente; Lançamento do próprio negócio, comunicação; A importância do Networking.

voltar Informação Complementar

CALENDÁRIO

LSD Lisboa
21 Setembro : 2ª e 4ª feira : Manhã ou Pós-laboral
LSD Porto
28 Setembro : 2ª e 4ª feira : Manhã, Tarde ou Pós-laboral
26 Setembro : Sábado : das 9:00h às 18:00h
Design Gráfico
9 meses | 280 horas

PREÇO

Pronto Pagamento
€2800,00
(inclui €280,00 de desconto)
Mensalidades
11x €280,00 ou 9x €342,20
INSCRIÇÃO
€140,00
(inclui desconto de €140,00 até 31 Março)
CURSO CONFERE CERTIFICADO DGERT
Obtenção de certificado no final do curso.
Joana Nina
Joana Nina
LISBOA
Paulo T. Silva
Paulo T. Silva
LISBOA
João Costa
João Costa
LISBOA
Rui Catalão
Rui Catalão
LISBOA
Paula Dona
Paula Dona
LISBOA
João Sousa
João Sousa
LISBOA
Sílvia Prodêncio
Sílvia Prodêncio
LISBOA
Mariana Leão
Mariana Leão
PORTO
Diogo Massano
Diogo Massano
LISBOA
João Martins
João Martins
LISBOA
Conceição Barbosa
Conceição Barbosa
LISBOA
Sónia Pinto
Sónia Pinto
LISBOA
Joana Costa
Joana Costa
PORTO
Miguel Rosa
Miguel Rosa
LISBOA

Contactos

LISBOA

Alameda dos Oceanos 63 1.1
1990-208 Lisboa, Portugal

Móvel +351 916 360 050
Telefone +351 216 028 334
Email cursos.design@lsd.pt

COMO CHEGAR

PORTO

Mercado do Bom Sucesso Piso 2, E4
4200-132 Porto, Portugal

Móvel +351 966 107 988
Telefone +351 224 039 712
Email cursos.design@lsd.pt

COMO CHEGAR