288H

Motion Design

Acerca do curso

O Motion Design designa o desenho de movimento, a sua construção e manipulação como forma e processo de comunicação dinâmica, temporal e narrativo, integrando diferentes e variadas componentes; vetorial (elementos gráficos, tipografia, ilustração), fotográfica, imagens em movimento, objetos 3D e áudio.

A articulação dos diferentes recursos utilizados nesta área, obriga o Motion Designer a ter conhecimentos técnicos ao nível das diferentes tecnologias utilizadas, das suas potencialidades, da sua interligação multidisciplinar e das especificidades das diferentes plataformas de distribuição, mas também a ter capacidade de resposta a propostas e conteúdos específicos, bem como aptidões criativas de comunicação visual e narrativa.

curso de Motion Design da Lisbon School of Design vem proporcionar a formação de Motion Designers habilitados a desenvolverem projetos de natureza diversa e alinhados com as especificidades do mercado atual, num contexto atual de exponencial crescimento na utilização de todas as áreas da comunicação e divulgação de conteúdos, 

Durante o curso de Motion Design são desenvolvidos projetos com recurso a briefings específicos que articulam todas as fases da formação. Deste modo, pretende-se promover a aprendizagem de competências técnicas e metodológicas de trabalho, ao mesmo tempo fomentar o pensamento criativo individualizado, as capacidades profissionais e o know-how técnico que permitem ao aluno a construção de um portfólio que lhe sirva de ferramenta para uma apresentação personalizada ao mercado de trabalho.

Saídas Profissionais

O curso de Motion Design tem por finalidade dotar o aluno de um conjunto de competências técnico-artísticas no âmbito do Motion Design.

Com a qualificação obtida neste curso, o aluno poderá trabalhar em empresas nas áreas de Motion Design e Produção de Vídeo, Multimédia e Publicidade e exercer, entre outras, as profissões de: Motion Designer, Editor e Pós-Produtor de Vídeo, Produtor Multimédia 3D.

O Motion Designer desenvolve a sua actividade profissional  em ateliers de design, agências de publicidade, produtoras de imagem e vídeo ou como freenlancer. 

Destinatários

Destina-se a estudantes universitários e recém-licenciados, designers no ativo ou autodidatas interessados em manipulação de imagens, televisão e cinema que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de animação e edição de vídeo. Este curso destina-se também a designers independentes que queiram aprofundar diferentes áreas do projeto em Design, de modo a proporcionar uma melhor oferta aos seus clientes. Abrange também ateliers de design, agências de marketing e publicidade que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores.

Cursos



Programa

01.
INTRODUÇÃO AOS AUDIOVISUAIS

Linguagem audiovisual; Composição gráfica, a narrativa; Tipologia de planos; Conceito de movimento e decomposição de movimento; Tempo, ritmo, e duração; Ponto de vista; Continuidade espacial e temporal; Conceito de planificação; Imagem digital; Sinal RGB, frame, formatos, codecs.



02.
MOTION DESIGN (INTRODUÇÃO)

Processo do design; Propriedades da cor e utilização de fontes; Conteúdo, mensagem e informação; Escrever, transcrever e traduzir um texto em imagens narrativas; O storyboard; Desenho vectorial, paletas de cor composição para animação; Integração de ADOBE Illustrator e AfterEects.



03.
MOTION GRAPHICS

Utilização de imagem Fotográfica para animação; Conceitos e práticas de animação; Recorte, clonagen, máscaras, composição; Tratamento e manipulação de imagens, composição para animação; Renderização e exportação de projecto; Integração de Photoshop com AfterEffects.



04.
TIPOGRAFIA

Introdução aos conceitos de tipografia gráfica; Breve história da evolução da tipografia; Caraterísticas e construção de fontes.



05.
CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO

Introdução à captação de imagem; Planificação e organização de projeto; Importação de clips; Edição não linear: ADOBE Premiere.



06.
COMPOSIÇÃO DE IMAGEM E CORREÇÃO DE COR

Composição de cor; Sinal RGB, luminância, contraste, saturação; Correções primárias e secundárias; Efeitos e criação de Look de imagem. ADOBE Premiere, SpeedGrade e Photoshop com AfterEffects.



07.
MOTION DESIGN AVANÇADO

Storyboard, continuidade narrativa; Criação de marca e de identidade (logo, oráculos, bumpers); Funções e organização de informação.



08.
EFEITOS VISUAIS E PÓS PRODUÇÃO

Tracking, chroma, integração de luzes, animação com câmaras; Planificação em espaço 3D; Integração de recursos no projeto, vídeo e objetos 3D. (ADOBE Photoshop e AfterEffects Avançado)



09.
MODELAÇÃO 3D

Modelação de objetos em 3D; Materiais e texturas; Iluminação e câmaras; Animação com partículas; Exportação e rendering.



10.
PROJETO

Criação de projeto pessoal, com base nas competências adquiridas.

11.
PORTFÓLIO

Introdução à auto‐promoção; Comunicação de projetos; Plataformas de divulgação pessoal.



12.
SOFT SKILLS

Direitos de autor; O contacto com o cliente; Lançamento do próprio negócio, comunicação; A importância do Networking.

voltar

Informação Complementar
Nuno Leites
Nuno Leites
Motion Design
André Aires Costa
André Aires Costa
Motion Design
Bárbara Rocha
Bárbara Rocha
Motion Design
Francisco Rocha
Francisco Rocha
Motion Design
Carlos Marques
Carlos Marques
Motion Design
Francisco Cunha
Francisco Cunha
Motion Design
Gabriel Viana
Gabriel Viana
Motion Design
Ana Raimundo
Ana Raimundo
Web Design
Rosa Marques
Rosa Marques
Design Gráfico
Mauro Mina
Mauro Mina
Design Moda
Luciane Veiga
Luciane Veiga
Design Interiores
Dafne Oliveira
Dafne Oliveira
Design Mobiliário
Marta Silva
Marta Silva
Design de Calçado
Catarina Valente
Catarina Valente
Design Moda
André Bernardo
André Bernardo
Design Interiores

Contactos

LISBOA

Alameda dos Oceanos 63 1.1
1990-208 Lisboa, Portugal

Móvel +351 916 360 050
Telefone +351 216 028 334
Email cursos.design@lsd.pt

COMO CHEGAR

PORTO

Mercado do Bom Sucesso Piso 2, E4
4200-132 Porto, Portugal

Móvel +351 966 107 988
Telefone +351 224 039 712
Email cursos.design@lsd.pt

COMO CHEGAR