Marketing de Moda



Cursos

Acerca do curso

No curso Marketing de Moda são abordados os fundamentos teóricos do marketing, a sua relação com o sector da moda, e de que forma cada uma das suas vertentes deve ser adaptada às especificidades do sector.

É estudado o consumidor e a sua evolução, a importância da marca, da imagem ao nível das produções de moda e da elaboração de um plano de comunicação - todos os conceitos são postos em práticos através de análise de casos reais e exercícios práticos em aula, terminando com a elaboração de um plano de marketing e comunicação, para marca definida/criada pelo aluno.

O papel do Branding e do Marketing no sector da Moda é hoje mais importante que nunca, na identificação dos fatores decisivos de sucesso e na criação da narrativa da marca. A estratégia de marketing torna-se assim fundamental para a sobrevivência e sucesso das marcas de moda, ajustando-se às necessidades do consumidor e de um mercado em constante mudança e evolução, caracterizado por tendências cíclicas e de curta duração.

A Moda representa atualmente um mercado extremamente apelativo, avaliado em cerca de 525 mil milhões de dólares e com uma taxa decrescimento de cerca de 5% ao ano. Estes números têm progressivamente atraído novas marcas e grupos investidores, resultando num mercado extremamente competitivo e saturado, onde o produto se tornou uma parte quase residual da oferta.

Objetivos

No final do curso Marketing de Moda o aluno deverá ficar apto a:

- Definir o conceito de marketing no mercado da moda enquanto filosofia de gestão, reconhecer a sua importância na comunicação do produto, satisfação do cliente e no incremento das vendas e criar um plano de comunicação em moda;

- Reconhecer o Marketing como ferramenta fundamental no mercado da Moda;

- Conhecer o consumidor e o seu comportamento efetivo;

- Criar uma marca de moda e o seu posicionamento no mercado em relação aos concorrentes;

- Estudar o produto e saber a forma como deve ser levado até ao consumidor no que respeita a preço, e forma de distribuição (loja, multimarca, e-commerce, etc);

- Criar e produzir um catálogo de moda;

- Elaborar um plano de comunicação em coerência com as necessidades do consumidor e que leve ao sucesso do produto e da marca.

Destinatários

O curso Marketing de Moda destina-se a estudantes, licenciados em marketing, comunicação, jornalismo ou gestão, empreendedores e fundadores/criadores de marcas de moda.

Destina-se também a todos aqueles que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de marketing para a indústria de moda.

Abrange também empresas e marcas do sector da moda que pretendam apostar na formação dos seus colaboradores.

Programa

01.
MARKETING NO MERCADO DA MODA


Introdução ao tema; Fundamentos do marketing e a sua história; Definição de marketing, seu enquadramento e conceitos base; Relação entre a Moda e o Marketing, definição de marketing de moda; O mercado, seus componentes e o estudo de mercado; Definição de mercado da moda e seus intervenientes; A segmentação de mercado e os critérios de segmentação.



02.
CONSUMIDOR DE MODA


A análise do consumidor; Perfil de consumidor; Comportamento do consumidor.



03.
BRANDING: A MODA TRANSFORMADA EM MARCA


O que é uma marca?; Como definir uma marca; Brand Name & Logótipo; Trendsetters & Brand Architecture; Identidade Corporativa; As diferenças; Posicionamento e Marcas de Moda; Os Fotógrafos; Introdução ao Photoshop e Illustrator.



04.
STYLING E PRODUÇÃO DE MODA


Styling e criação de coordenados em moda; Passos para a elaboração de um catálogo de moda.



05.
MARKETING MIX E VARIÁVEIS DE MARKETING NO MERCADO


O Produto e o seu ciclo de vida no mercado da moda; O Preço, critérios, legislação, políticas de preço e construção de preços em moda; A Distribuição, classificações e componentes da imagem de loja; Mix de comunicação no mercado da moda: As relações públicas, promoções, merchandising e vitrinismo, publicidade, marketing direto e web marketing.



06.
PLANO DE COMUNICAÇÃO


As diferentes fases para a elaboração de um plano de comunicação de moda.



07.
NEGÓCIOS DE MODA


O Perfil de um Empreendedor; Plano de Negócio vs Modelo de Negócio; A Identidade Corporativa.; Ida a uma incubadora/aceleradora de startups; The Elevator Pitch; O que é o Coworking; Planear com Prioridades e Timings; A minha ideia de negócio é viável?



08.
WEB MARKETING


A Nova Economia e Consumidor na Era Digital.

voltar Informação Complementar

CALENDÁRIO

LSD Lisboa
12 Outubro :: 2ª e 4ª feira :: das 9:30h às 13:30h
LSD Porto
12 Outubro :: 2ª e 4ª feira :: das 18:30h às 22:30h
Marketing de Moda
3 meses | 120 horas

PREÇO

Pronto Pagamento
€ 1320,00 (inclui € 120,00 de desconto)
Mensalidades
5 x € 288,00
INSCRIÇÃO
€ 120,00
Rui Catalão
Rui Catalão
LISBOA
Marta Viegas
Marta Viegas
LISBOA
Marta Monteiro
Marta Monteiro
LISBOA
Miguel Vieira
Miguel Vieira
PORTO

Contactos

LISBOA

Alameda dos Oceanos 63 1.1
1990-208 Lisboa, Portugal

Móvel +351 916 360 050
Telefone +351 216 028 334
Email cursos.design@lsd.pt

COMO CHEGAR

PORTO

Mercado do Bom Sucesso Piso 2, E4
4200-132 Porto, Portugal

Móvel +351 966 107 988
Telefone +351 224 039 712
Email cursos.design@lsd.pt

COMO CHEGAR