Já conheces as novas modalidades de pagamento até 24 meses? SIMULA AQUI

Concurso B.SEArcular. O vencedor é...

Concurso B.SEArcular. O vencedor é...

Edivaldo Lupion, aluno de Design de Moda, interpretou o setor sustentável da Moda e convenceu o júri com o coordenado Shell Turtles.

Foi no dia 16 de Novembro de 2022 que aconteceu na escola de Lisboa o evento de celebração da iniciativa B.SEArcular, que visou promover a economia circular na área têxtil com recurso à tecnologia de impressão digital sustentável da Epson, em parceria com a Seaqual, Lemar e R. Sampaio & Filhos Têxteis. 

O novo auditório da LSD Lisboa estava repleto e contou com a presença de Raúl Sanahuja, responsável de Marketing da Epson Ibérica, Luís Santos, professor de Design de Moda, e três finalistas, Cecília Mezzera, Inês Melo e Patrícia Borges. Edivaldo Lupion, a partir de Londres, recebeu em direto a notícia da vitória.

Orgulhoso e muito agradecido pela vitória no Concurso B.SEArcular - Do Mar para a Moda, Edivaldo deixou um apelo para que esta iniciativa seja uma alavanca para nos questionarmos mais sobre os processos de confeção e pesquisar quem realmente respeita e produz Moda Sustentável na qual podemos confiar. 

 

6 perguntas a…

Edivaldo Lupion, aluno de Design de Moda, vencedor do Concurso B.SEArcular - Do Mar para a Moda com o projeto Shell Turtles.. Está atualmente em Londres e assistiu online à revelação da decisão do júri. Um momento de muita alegria partilhada ao vivo!

01 . O que sentiste quando ouviste o teu nome como vencedor?
Fiquei lisonjeado pelo grande reconhecimento e por toda a dedicação depositada nesse projeto. Mas sobretudo estou muito grato pela oportunidade de expor o meu trabalho numa iniciativa tão nobre, trabalhar com colegas e professores da LSD, e a possibilidade de utilizar tecnologias de ponta e materiais fornecidos por multinacionais como a Epson. 

“Olhar para a Moda de uma forma diferente”

02 . Como é que esta experiência pode mudar ou já mudou o teu percurso?
A mudança aconteceu desde o primeiro contacto com o projeto. Tomar conhecimento de uma iniciativa como esta que nos faz questionar sobre o tipo de materiais, as funções e a mão de obra que estamos utilizando em nossos designs, nos faz olhar para a moda de uma forma diferente do usual. Representa uma nova oportunidade de inserir sustentabilidade em um dos maiores meios poluidores da humanidade.

“Aplico sempre o que aprendi na LSD.”

03 . De que forma estás a aplicar os conhecimentos adquiridos na tua formação na LSD?
Atualmente em Londres estou em busca de conhecer mais sobre mim e sobre meu processo criativo, quais as referências que mais me chamam atenção e que tipos de padrões se repetem entre os meus gostos. Deste modo aplico sempre o que aprendi na LSD. O processo pode mudar muito individualmente, mas sempre tem uma estrutura inicial igual.

“A prototipagem do meu casaco foi muito desafiante.”

04 . O que foi mais desafiante e mais gratificante no processo da criação e execução do teu coordenado? 
O mais desafiante foi o primeiro contacto com a estampa, pois para designers iniciantes ainda é exigente saber lidar com cores e afins. Superar esta dificuldade foi muito gratificante. Poder enxergar o match entre mais de uma estampa foi mesmo de encher o coração de alegria. Tudo isso graças à grande equipe de professores dispostos a ajudar o tempo todo. Marcantes foram também os processos de confecção da peça. É muito notório o quanto um designer necessita de uma formação em modelagem para realizar testes e prototipagem que, por sua vez, dá asas à criação. Posso dizer que a prototipagem do meu casaco foi um dos momentos mais marcantes em toda a minha vida, o orgulho de ver uma peça que você idealizou se tornar realidade e acabar se transformando em algo muito melhor do que imaginava é mais do que gratificante!

“A modelagem ajuda-nos a entender a barreira entre o imaginável e o possível, disfuncionalidade e perfeição.”

05 . Parte do prémio é um curso da LSD. Qual é a tua escolha? Porquê?
Também por essa experiência decidi utilizar o meu prémio para um curso de Modelagem, para assim conseguir contextualizar e imaginar melhor meus designs, colocando em prática, prototipando e experimentando. A modelagem ajuda-nos a entender a barreira entre o imaginável e o possível, barreira que ajuda muito os designers entre disfuncionalidade e perfeição. 

06 . Qual a mensagem que gostarias de deixar aos jovens designers de Moda e à indústria?
Gostaria de fazer um apelo: espero que o QR Code do meu casaco seja só o começo de uma grande inciativa de marketing para um projeto tão importante. Desejo que a curiosidade por trás dessa pequena imagem seja a mesma para descobrirmos os processos de confecção e ainda mais a mesma para desvendar em que meios podemos confiar e adquirir indumentárias que respeitem a nossa sustentabilidade. A vida começou no mar, e espero que não acabe nesse meio, tentando se recuperar.

Vê o vídeo da Iniciativa B.SEArcular aqui.

Visita a nossa oferta formativa aqui. E vem fazer parte da Geração LSD.
O caminho é aqui!


Outras Noticias


Como tornar um evento único?

Ler Mais

LSD Talk Robbialac: conhecer tintas e efeitos decorativos.

Ler Mais

Futuros designers de eventos visitam gráfica Print Zone

Ler Mais

Contactos

LISBOA

Alameda dos Oceanos n 63D
1990-208 Lisboa, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 916 360 050(1)
+351 216 028 334(2)
[email protected]

Secretaria:
+351 217 655 516(2)

COMO CHEGAR

PORTO

Praça do Bom Sucesso n 61 - 4 andar
4150-146 Porto, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 966 107 988(1)
+351 224 039 712(2)
[email protected]

Secretaria:
+351 229 768 786(2)

COMO CHEGAR

FARO

Praça Dom Francisco Gomes n 2 - 2 andar
8000-168 Faro, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 927 427 122(1)
+351 289 019 387(2)
[email protected]

Secretaria:
+351 289 019 387(2)

COMO CHEGAR


(1) Chamada para rede móvel nacional.
(2) Chamada para rede fixa nacional.

Lisbon School Design