5 perguntas a…
Paulo Pereira, professor e aluno da LSD.
O nosso professor de Design de Calçado começou por ser aluno de Design de Interiores. Como tem o sonho de realizar projetos de alfaiataria, já fez o curso de Modelagem e está a fazer o de Moda. Lê mais sobre a sua experiência como aluno que tanto contribuiu para que seja um melhor professor.
1. O que o levou a ser professor e porque escolheu a LSD?
Em 2015, a escola precisava de um professor para reformular o curso de design de calçado. A minha entrada na escola e na carreira de professor aconteceram por recomendação de uma amiga que dava aulas na LSD.
2. Quando não está a dar aulas na LSD, o que mais gosta de fazer?
Gosto de ficar no meu canto sossegado, fazer caminhadas e meditação. Também gosto de cinema e de ler.
“Moda sempre foi um sonho meu.”
3. O Paulo é professor na LSD, mas este ano letivo 21/22 também é aluno. Conte-nos que curso frequenta e o que o levou a tomar essa decisão.
Não é a primeira vez que sou aluno da escola. Fiz o curso de Design de Interiores em 2012, em 20/21 fiz o curso de Modelagem e para realizar o sonho de poder ser profissional de moda no seu todo faltava-me o curso de Design de Moda e cá estou a realizá-lo.
Moda sempre foi um sonho meu, mais especificamente a alfaiataria. Como já tenho conhecimentos de calçado e marroquinaria, ao aliar a modelagem e o design permite-me realizar projetos no seu todo.
“Aprender com os nossos pares abre-nos horizontes.”
4. De que forma é que a experiência como aluno pode influenciar/contribuir para a experiência como professor?
Contribui e muito! Quer queiramos, quer não, se nos cingirmos a ser professores de uma área específica, fechamo-nos nesse mundo. A experiência de aprender com os nossos pares especialistas em áreas que nos motivam e inspiram abre-nos horizontes. Também amplia o modo de encararmos outras abordagens pedagógicas. Assim, aprendo novas competências e “bebo” diferentes formas de interagir com os alunos através dos meus colegas.
“O design é uma ferramenta que nos capacita a solucionar problemas em diferentes áreas.”
5. Que conselho daria a quem tem o sonho de seguir a área do Design?
Não será bem um conselho! Para mim o design em todas as suas áreas de atuação é acima de tudo uma ferramenta que permite ao nosso cérebro e às suas funções cognitivas olhar o mundo de várias formas, capacitando-nos a solucionar mais rapidamente problemas ou necessidades em diferentes áreas de trabalho, desde as artes e letras às ciências e tecnologias.
Se te sentiste inspirado pelo sonho do nosso professor de Design de Calçado e pela sua vontade de aprender sempre mais, aposta no teu sonho também.
Visita aqui a nossa oferta formativa aqui e vem fazer parte da Geração LSD.