Quando alunos de Design Gráfico são desafiados a criar a identidade visual para as marcas de alunos Design de Moda, assistimos a um projeto colaborativo que simula o contexto de um trabalho real. Lê aqui como decorreu a experiência do briefing à apresentação final.
A Identidade Visual é uma das áreas fundamentais no curso de Design Gráfico com uma abordagem teórico-prática, que prepara os alunos para o mercado de trabalho. Na LSD Porto, os alunos de Design Gráfico do professor Sérgio Dias foram desafiados a criar a identidade visual para os projetos das futuras marcas de alunas de Design de Moda da professora Alexandrine Cadilhe.
“Alunas-clientes” de Moda deram briefing aos “alunos-designers” de Gráfico.
Cada uma das "alunas-clientes" passou um briefing inicial aos “alunos-designers” do curso de Design Gráfico e, assim, desencadeou-se o processo criativo, que inclui várias etapas da definição da estratégia e do conceito do projeto até ao design do sistema visual de identidade. Após o briefing, seguiram-se pesquisa, naming, esboços iniciais, vetorização, tipografia, cor, aplicações, apresentação ao cliente e validação.
Alunos simulam a prática de design num trabalho real.
O projeto colaborativo entre alunos de diferentes cursos possibilitou simular a prática de design num contexto específico de trabalho real. É também a confirmação da metodologia de que a melhor forma de aprender é fazendo. Cada estudante desenvolveu a sua experiência profissional orientado pelo professor, aplicou as aprendizagens do curso e exerceu as suas competências de forma mais autónoma.
Boa parte do sucesso de um projeto radica na comunicação que se estabelece entre designer e cliente, a empatia e capacidade de contar a história de uma marca com emoção. É também isto que transmitimos e ensinamos aos nossos alunos para marcarem a sua diferença e foi o que esta experiência entre colegas de cursos possibilitou testar.
Visita a página dos cursos de Design de Moda e Design Gráfico.
O caminho é aqui. Vem fazer parte da Geração LSD!