“Cada projeto é mais do que o objeto final. É o caminho para lá chegar. A visão que o desenha. O trabalho do autor e do artesão. Duas matérias vivas, a madeira e as mãos, em diálogo guiado pelas ideias.” Assim se apresenta a Pau, uma marcenaria que conta já com 10 anos de existência. Um caminho e crescimento que temos o privilégio de acompanhar desde a sua primeira oficina.
O professor Miguel Soeiro inclui esta visita no âmbito do módulo de Projeto 1, do curso de Design de Mobiliário, porque é a melhor forma dos alunos se prepararem e inspirarem para o seu primeiro exercício projetual de mobiliário. O contacto com a indústria, seja de pequena ou grande escala, é fundamental no processo de aprendizagem que a LSD promove.
A imagem imediata que os alunos registam desta visita é que a Pau é uma marcernaria muito organizada. Nem todas as oficinas deste setor têm de ser empoeiradas ou desarrumadas. A organização prima aqui e isso reflete-se na qualidade do ambiente, das peças produzidas e na satisfação do cliente.
A visita abordou três temas:
Esta experiência de proximidade com a indústria, que é uma parte fundamental da metodologia da LSD, deixa os alunos mais aptos a desenvolver a sua criatividade, aliada ao conhecimento técnico e ao potencial de inovação.
Se tens o sonho de desenvolveres projetos de mobiliário, conhece mais sobre o curso de Design de Mobiliário aqui.