A Metodologia de formação desenvolve-se em várias etapas, iniciando-se na familiarização de metodologias projetuais, construção de conceitos, apresentação e explicação de ideias, conduzindo o aluno à construção das suas próprias metodologias de trabalho. Engloba, também, a Estruturação e organização do projeto tendo em conta o tipo de cliente, o público-alvo e o contexto de inserção e utilização das peças que compõem esse projeto. Sempre que se justifica, a formação é complementada e acompanhada de visitas de estudo temáticas. Após o lançamento de um briefing que transpõe a situação de uma encomenda de cliente real, os alunos terão de resolver os problemas identificados, dando resposta ao briefing num prazo pré estabelecido que simula um caso real. Com recurso a softwares apropriados a cada projeto, serão desenvolvidos trabalhos com o intuito de preparar os alunos para o mercado real de trabalho. No final do curso é elaborado um portfólio dos projetos desenvolvidos nas aulas, ficando o aluno na posse de uma ferramenta concreta de apresentação para o seu ingresso no mercado de trabalho.
Em termos de metodologia pedagógica de avaliação, pretende-se que o curso inclua duas dimensões de avaliação dos alunos: avaliação continua e avaliação final.
a) Avaliação continua (formativa): realizada ao longo de toda a ação de formação, terá como eixos de análise conhecimentos e
capacidades adquiridas e/ou desenvolvidas pelos alunos. Esta avaliação será operacionalizada através das questões colocadas pelos alunos, pela participação dos mesmos em exercícios práticos, estudos de caso e dinâmicas de grupo, pelas respostas às questões colocadas pelo docente e pelo desempenho demonstrado no desenvolvimento dos projetos definidos para cada módulo;
b) Avaliação final (sumativa): realizada no final de cada módulo e no final do curso, visa verificar o grau de aprendizagens
realizadas pelos alunos, quer ao nível dos conhecimentos, quer ao nível dos comportamentos, utilizando uma escala balizada entre os níveis de 0 a 20; concorrem, para esta, os seguintes sub-factores e respectivas percentagens de ponderação: - Assiduidade / pontualidade - 10%; - Empenho / motivação / participação - 20%; - Conhecimentos / Capacidades / Competências Adquiridas (domínio dos conhecimentos teórico práticos e coesão na aplicação dos mesmos) - 30%; - Criatividade / singularidade / inovação (ideias e conceitos desenvolvidos) - 40%
c) Considera-se que o aluno concluiu cada um dos módulos com aproveitamento quando obtiver nota de avaliação contínua igual ou superior a 10 valores, arredondada para o número inteiro mais próximo, correspondendo esta à nota final do módulo;
d) A classificação negativa a qualquer um dos módulos não implica necessariamente a não aprovação no curso;
f) A classificação final de curso é obtida de acordo com uma fórmula específica com a ponderação percentual de cada módulo, publicada em anexo a este regulamento, arredondada para a unidade imediatamente superior ou inferior, consoante atinja ou não 5 décimas;
g) A revisão de classificação final pode ser requerida pelo estudante, devidamente fundamentada e dirigido à Direção Pedagógica, no prazo de 3 dias úteis após lhe ser comunicada a nota.No requerimento de revisão de classificação, o aluno deve proceder a uma análise individualizada de cada item de ponderação cuja cotação pretende ver alterada.
2 – Em termos de metodologia de avaliação do curso, esta assume duas configurações: os alunos avaliam o curso, através de questionário, quando terminam o mesmo (avaliação da satisfação) e avaliam a eficácia e impacto do curso na sua vida profissional, num processo de avaliação pós-formação realizada 12 meses após a finalização do curso.
Formação inicial.
Formação presencial.