Camila Sousa escolheu o projeto final e a sessão fotográfica como os momentos de maior impacto no seu curso de Design de Moda. Da insegurança inicial à auto-superação e concretização do seu coordenado com o apoio dos professores, o resultado deixou-a muito orgulhosa e com sentido de missão cumprida.
01. Qual a tua formação base? O que fazias antes de frequentares a LSD?
Tenho uma formação de Modelo Fotográfico, tirada em 2014. Tirei uma licenciatura em Relações Internacionais.
02. Por que escolheste a LSD e o teu curso?
Sempre adorei roupa e desenhar. O objetivo inicial era (e continua a ser) criar a minha própria marca. Apesar de gostar imenso de roupa há ainda muitas peças que não são de todo adaptadas a pessoas com menos de 1,60cm (que é o meu caso) e pensei: "Por que não juntar o encanto pela roupa com o desenhar? Por que não criar eu mesma as minhas peças?" Foi assim que acabei por decidir que Design de Moda seria o curso ideal.
03. Indica um momento marcante do teu percurso na LSD.
O momento mais marcante no meu percurso na LSD foi, sem dúvida, o projeto final e a sessão fotográfica. Sou uma pessoa muito ansiosa e perfecionista e na véspera da sessão, não gostava de nada nada na minha peça. Mas ao juntar tudo, o resultado ficou lindo. Não tinha muitas expectativas em relação ao projeto. E tudo correu bem. Todo o trabalho que tive deixou-me super radiante e orgulhosa. Todos os professores ajudaram e sem eles não poderia ter tido este resultado.
04. De que maneira é que o curso na LSD contribuiu para o teu percurso profissional ou criação da tua marca?
Acho que todos os módulos contribuem de alguma maneira para o percurso profissional ou para a criação da minha marca, mas destaco dois módulos essenciais: Projeto exploratório e Fundamentos do Design de Moda. Ambos transmitiram que nem tudo tem que ser com régua e esquadro e que há sempre maneira de dar a volta. Se ficou mal num lado, há sempre maneira de o resolver. Há sempre uma solução e não há necessidade de entrar em pânico.
05. Que conselho darias a quem tem o sonho de seguir esta área?
O meu conselho é nada na vida é fácil e se Design de Moda é realmente um sonho, segue-o. Mas sempre com os pés assentes na terra e prepara-te para enfrentar todos os obstáculos. Não é fácil, mas com trabalho, persistência e força de vontade tudo se consegue.
Segue o trabalho da Camila aqui.