Os estímulos criativos do método “problema-solução” usado em aula marcaram a experiência do Pedro Marques no curso de Animação 3D e Efeitos Visuais. Aos 24 anos com formação técnica em Multimédia e um ano de frequência em Realização (ETIC), o Pedro escolheu a LSD para expandir as suas capacidades e o percurso como artista.
“Os estímulos criativos foram os que mais me marcaram.”
01. O que te levou a escolher a LSD e o teu curso de Animação 3D e Efeitos Visuais?
Para ser sincero, a LSD não estava no topo da minha lista de escolas que eu queria frequentar. Mas enquanto as outras escolas não respondiam às minhas mensagens, a LSD acolheu-me num instante. E em retrospectiva, creio que foi a melhor coisa que me podia ter acontecido. Escolhi o curso de Animação 3D, porque queria expandir e desenvolver a minha carreira de artista cinemático.
“O que antes parecia uma tarefa hercúlea e sem fim, agora tornou-se num desafio justo e empolgante.”
02. Como foi a tua experiência? Partilha um momento que te tenha marcado.
O professor Nuno usa o formato "problema/solução". Durante um exercício, apresenta um problema aos alunos e mostra-nos as maneiras diferentes de chegar à solução. À medida que o professor Nuno apresentava uma nova ferramenta ou procedimento, houve vários momentos em que aprendi algo novo e interessante e expandia o horizonte na minha mente, as ideias e a minha criatividade fluiam como água, ao ponto de chegar a perder a concentração na aula. Como aluno, esse tipo de estímulos criativos foram os que mais me marcaram.
Uma das memórias importantes do meu percurso na LSD foi ter o professor Sérgio Dias a fazer parte da equipa de animadores na minha cópia Blu-Ray do filme "Homem-Aranha: No Universo-Aranha." (foto)
“Sinto-me mais confiante nas minhas capacidades como artista.”
03. De que maneira é que o curso na LSD contribuiu para o teu atual percurso profissional? O que estás a fazer atualmente?
Da mesma forma que a minha experiência prévia em realização ajudou o meu percurso neste curso, também o mesmo se aplicará a qualquer experiência futura que eu tenha. Com o curso terminado, sinto-me muito mais confiante nas minhas capacidades como artista; o que antes parecia uma tarefa hercúlea e sem fim, agora tornou-se num desafio justo e empolgante. Atualmente, estou a acompanhar alguns cursos online e a rodear-me de material de aprendizagem para aprofundar o que aprendi na LSD e especializar-me na área que mais me interessa.
“Qualquer receio nas suas capacidades como artista pode ser superado. Foi o que me aconteceu na LSD.”
04. Como recomendas o método de ensino e os cursos da LSD a alguém ainda com dúvidas na escolha do seu rumo?
Acredito que qualquer receio que alguém possa ter nas suas capacidades como artista pode ser superado na LSD. Foi o que me aconteceu.