Após a conclusão da licenciatura em Arquitectura na Universidade de Lisboa, a Ana Luísa Rufino sentiu necessidade de aprofundar a sua aprendizagem ao nível da escala do detalhe. O curso de Design de Mobiliário correspondia aos seus interesses e frequentou as aulas enquanto trabalhava. Entretanto, acabou por mudar de atelier, o que lhe permitiu aplicar os novos conhecimentos.
01. Por que escolheste a LSD e o teu curso de Design de Mobiliário?
Estudei na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e após terminar o curso senti necessidade de aprofundar a escala do detalhe.Tinha boas referências da LSD por parte de um amigo e pouco depois de terminar a licenciatura, senti que estava na hora de aprender coisas novas e desafiantes. Com o passar do tempo percebi que era realmente o Design de Mobiliário que me interessava.
“Complementei a prática profissional no atelier com a aprendizagem que fui tendo.”
02. Como foi a tua experiência? Partilha um momento que te tenha marcado.
Cheguei ao fim do curso muito cansada, porque trabalhava durante o dia e depois ainda tinha as aulas duas vezes por semana no horário pós-laboral. Foi exigente. Hoje admiro mais as pessoas que estudam e trabalham. Mas o balanço foi enriquecedor, porque complementei a prática profissional no atelier com a aprendizagem que fui tendo.
Os professores acompanham de forma próxima, sentimos que são pessoas que gostam do que fazem, e isso foi essencial até mesmo para quem não tinha bases na área artística. Senti que o curso será mais difícil para quem não tem qualquer base na área.
O que mais gostei foram as aulas de projeto. Os professores Miguel e Ivo têm muita cultura e vê-se que são apaixonados pelo que fazem, o que inspira bastante os alunos.
“Queria mudar de atelier para algo mais vocacionado com o detalhe e consegui antes de terminar o curso na LSD.”
03. De que maneira é que o curso na LSD contribuiu para o teu atual percurso profissional? O que estás a fazer atualmente?
Quando comecei o curso já tinha definido como objetivo que queria mudar de atelier para algo mais vocacionado com o detalhe e consegui ainda antes de concluir o curso na LSD. Hoje mantenho-me no mesmo atelier onde consigo aplicar os conhecimentos que adquiri.
“Os professores fazem toda a diferença com um acompanhamento próximo.”
04. Como recomendas o método de ensino e os cursos da LSD a alguém ainda com dúvidas na escolha do seu rumo?
Recomendo o curso de Design de Mobiliário a todos os que queiram aprender mais sobre o design de pequena escala. A interligação dos módulos é muito importante para os projetos. No início o método pode ser exigente, sobretudo para quem não tem bases na área artística, mas os professores fazem toda a diferença com um acompanhamento próximo. Ainda hoje, se tiver alguma questão eles estão disponíveis.