Fast but Fashion

Fast but Fashion

14 concorrentes. 8 equipas. 1 molde base. 2 horas de prova. Foram as coordenadas do Fast but Fashion Design Challenge, uma parceria com a Alfa máquinas de costura e a Planeta dos Tecidos.

O Fast but Fashion Design Challenge destinou-se a todos os alunos de Design de Moda e Modelagem. Promoveu o contacto com a indústria (Alfa máquinas de costura e Planeta dos Tecidos), desafiou a criatividade e a capacidade dos alunos pensarem e executarem em equipa num curto espaço de tempo. 

“Foi uma oportunidade de pôr em prática todas
as técnicas aprendidas” 
Ana Salguero (ano letivo 21/22)

Nervos. Ansiedade. Entusiasmo. Criatividade. Alegria. Medo. Inspiração. Foram alguns dos sentimentos partilhados pelos concorrentes antes do arranque da prova. Definiram-se as duplas (que não se conheciam) para trabalhar em equipa e o cronómetro disparou às 14h30. O ambiente era de foco, mas também diversão. Queríamos que fosse Fast, Fun & Fashion!

O quimono foi o mode base que inspirou propostas muito diferentes e originais, desde a técnica aos materiais usados, a fusão de tecidos, a conjugação de cores, comprimentos, acessórios, etc. O júri concedeu 30 minutos de tempo extra para a conclusão das peças apresentadas nos bustos. 

“Ainda agora comecei o curso e já tive esta
experiência espetacular!”
Beatriz Bárbara (ano letivo 22/23)

No final, o sentimento geral foi de auto-superação e missão cumprida. O júri composto por Erlea Holgado (Alfa Hogar), José Bernardino (Costura Urbana) e Tânia Matos (Planeta dos Tecidos) teve uma deliberação exigente e renhida para chegar apenas a um vencedor. 

 

3 perguntas à dupla vencedora…

Ana Salguero e Beatriz Bárbara, alunas do curso de Modelagem, não se conheciam até à hora do sorteio da equipa. Pensaram, desenharam, moldaram, costuraram e executaram em conjunto o quimono “arrojado e confortável” que arrebatou o 1º Prémio: uma máquina de costura Alfa para cada uma, um kit de acessórios Alfa e ainda 2 convites duplos para a Moda Lisboa.

Como foi a experiência?
Ana Salguero - Sinto muita alegria por este final. Porque estava pouco confiante que até pensei em desistir; mas a experiência de poder trabalhar com alguém que não conhecia falou mais alto. O desafio de fazer uma peça em tão pouco tempo, mesmo sendo adepta da slow fashion, era irresistível. E claro foi uma oportunidade para pôr em prática todas as técnicas que aprendi no curso de Modelagem (ano letivo 21/22), com a professora Helena Quinan.
Beatriz Bárbara - Surpreendente! Estava nervosa. Tive uma colega de equipa espetacular. Fiquei super contente por termos ganho, a nossa dinâmica funcionou muito bem. E ver os outros a trabalhar nesta área também foi importante, porque aprende-se muito. E ainda agora comecei o meu curso de Modelagem! 

Quem gostavam que usasse o vosso quimono?
Ana Salguero - Defendo a Moda inclusiva e sustentável e esta peça serve a qualquer mulher, independentemente do seu tamanho. 
Beatriz Bárbara - Nós as duas podíamos usar esta peça porque sabemos como foi feita. É a maior vitória!

Que planos têm para a vossa máquina Alfa?
Ana Salguero - Concorri motivada pela intenção de doar a máquina a um projeto de costura inclusiva da Associação Passa Sabi, com quem colaboro. É isso mesmo que vou fazer.
Beatriz Bárbara - A Alfa vai juntar-se às três máquinas domésticas que já tenho até avançar para uma industrial. Irão ser um bom apoio para os workshops e tertúlias de costura que quero lançar. 

Se te sentiste inspirado pelas alunas e pela experiência única deste evento, aposta no teu sonho! Consulta a nossa oferta formativa aqui e mantém-te atento às nossas parcerias que potenciam a ligação às marcas e ao mercado de trabalho. 

Vem fazer parte da Geração LSD!

Fotografias: TheZign Studio Leandro Babs Graveto


Outras Noticias


Concurso B.SEArcular

Ler Mais

Aluna vence concurso

Ler Mais

Alunas LSD vencem
Concurso Novos Criadores PFN

Ler Mais

Contactos

LISBOA

Alameda dos Oceanos n 63 - 1 andar
1990-208 Lisboa, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 916 360 050
+351 216 028 334
cursos.lisboa@lsd.pt

Secretaria:
+351 217 655 516

COMO CHEGAR

PORTO

Praça do Bom Sucesso n 61 - 4 andar
4150-146 Porto, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 966 107 988
+351 224 039 712
cursos.porto@lsd.pt

Secretaria:
+351 229 768 786

COMO CHEGAR

Lisbon School Design