Enquanto concluía a tese em Microbiologia, já estava a preparar a inscrição no curso que ambicionava. Fotografia é a paixão da Beatriz Gomes que aproveitou o projeto final do seu curso para se candidatar ao concurso de fotografia promovido pela revista Sábado. Ser finalista na categoria Narrativa foi, desde logo, um prémio.
01. Por que escolheste a LSD e o curso de Fotografia?
Já sabia que queria estudar Fotografia, quando, em dezembro (2023) estava a terminar a tese do meu curso de Biotecnologia. Uma amiga minha estava a estudar Design Gráfico na LSD e recomendou-me a escola. Gostei do plano de estudos, do horário - pelo facto das aulas estarem todas concentradas num único dia da semana (6ª feira) e a duração (4 meses) era a ideal. Também gostei que o início fosse em março, porque me permitiu concluir a licenciatura em Biotecnologia e preparar-me para esta especialização numa área que me interessa mais. Outra razão da minha escolha foi a acessibilidade: sou do distrito de Coimbra (Cantanhede) e fui sempre de comboio.
02. Como foi a tua experiência no curso? Partilha um momento marcante.
Sem dúvida que a apresentação final do meu trabalho e os dos restantes colegas de curso foram momentos marcantes. Também gostei bastante das visitas de campo, nomeadamente à lota de Matosinhos e ao Mercado do Bolhão; estava nervosa com a experiência de estarmos ali a fotografar no meio das pessoas, mas foi uma grande aprendizagem para perceber que a Narrativa e o Fotojornalismo são as minhas áreas preferidas.
03. O que mudou na tua vida? O que estás a fazer atualmente?
O curso deu-me logo a oportunidade de criar o meu portfólio variado. Assim que concluí o curso abri a minha página do Instagram para partilhar as minhas fotografias. E depois aproveitei o trabalho final para me candidatar ao concurso de fotografia Fotografar é uma Viagem promovido pela revista Sábado. Fui selecionada como finalista na categoria Narrativa entre mais de uma centena de candidatos. Não venci, mas só este reconhecimento já foi um prémio, bem como ver o meu trabalho numa exposição no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, e ter as minhas fotografias publicadas num caderno especial da revista. Tudo isto era melhor do que um fim de semana no Alentejo.
04. Como recomendas o método de ensino e os cursos da LSD a alguém ainda com dúvidas na escolha do seu rumo?
As instalações são muito modernas, o método de ensino oferece o equilíbrio certo de aulas práticas e teóricas, dentro e fora da escola, com visitas de campo muito interessantes. O facto da turma ser pequena e reunir pessoas de diferentes origens, faixas etárias e formações tornou o grupo mais interessante. Finalmente, a disponibilidade dos professores que se mantém além do curso ter terminado é algo que testemunha a mais valia do ensino de proximidade na LSD.
Conhece mais sobre o trabalho da Beatriz Gomes no seu site e página de Instagram.