A aplicação prática em projetos com briefing realista e os fundamentos teóricos do curso de Design de Interiores conquistaram a Marta Teixeira Pinto. A alumni destaca a enriquecedora experiência em ambiente colaborativo de colegas e professores e os workshops com empresas da área que amplificaram a aprendizagem e o networking. A paixão com que relata o seu percurso é contagiante. Inspira-te!
01. Por que escolheste a LSD e o curso de Design de Interiores?
Escolhi a LSD pela sua reputação consolidada no mercado e o reconhecimento que a instituição tem na formação de profissionais na área de design de interiores. Quando fiz uma pesquisa sobre o corpo docente, fiquei impressionada com a experiência e o conhecimento dos professores, muitos deles profissionais ativos na indústria, com projetos de grande relevância e interesse, o que garante um ensino atualizado e absolutamente alinhado com as práticas do mercado.
A escolha do curso de Design de Interiores foi por paixão! E alguma influência, confesso! Sempre fui apaixonada por arquitetura, artes e criação de espaços que sejam funcionais, proporcionem bem-estar e reflitam a identidade de quem os ocupa. Essa paixão foi amplificada pelas minhas viagens, onde tive a oportunidade de explorar diferentes culturas, estilos arquitetónicos e soluções de design. Cada lugar que visitei contribuiu para uma maior compreensão de como o design de interiores pode transformar espaços, adaptando-se às necessidades locais e ao contexto cultural.
Foi na LSD, e mais propriamente no curso de Design de Interiores, que vi a oportunidade perfeita de desenvolver as competências-chave que me permitirão criar ambientes esteticamente agradáveis, mas também inovadores e sustentáveis, alinhados com as tendências globais de design que tanto me inspiram. A abordagem prática do curso, aliada a um programa abrangente que cobre desde os fundamentos teóricos até a aplicação em projetos reais, foi muito apelativo para mim. Acredito que a prática é essencial para a formação de uma designer completa. Por fim, a influência veio do meu marido, que é arquiteto e tem projetos incríveis!
02. Como foi a tua experiência no curso? Partilha um momento marcante.
A minha experiência no curso de Design de Interiores foi profundamente enriquecedora, tanto em termos de desenvolvimento técnico quanto pessoal. Ao longo do curso, tive a oportunidade de explorar e aplicar conceitos teóricos em projetos práticos, consolidei o meu conhecimento e ganhei confiança como designer. O ambiente colaborativo com colegas e professores foi um grande estímulo para a troca de ideias e para o crescimento contínuo. Os workshops com fornecedores, organizados em exclusividade para os alunos da LSD são também momentos de enorme aprendizagem para o futuro.
Um momento que me marcou especialmente foi o desenvolvimento do projeto "Douro Boutique Home". Foi um desafio transformar as ideias e necessidades do cliente num espaço funcional, familiar, sofisticado e luxuoso, dentro das limitações de orçamento e espaço. Lembro-me de passar noites a aprimorar vários detalhes, desde a escolha das cores até à seleção dos materiais, sempre à procura do equilíbrio entre criatividade e funcionalidade.
Toda esta experiência, desde a criação do cliente-tipo, à "marketização" do empreendimento, ao desenvolvimento dos moodboards e concept boards, ao sourcing dos materiais e acabamentos, escolha de mobiliário.... Tudo foi incrivelmente gratificante! Esta experiência consolidou a minha paixão pela área e deu-me a certeza de que estou no caminho certo, pronta para enfrentar novos desafios e crescer muito como profissional.
03. O que mudou na tua vida? O que estás a fazer atualmente?
Trabalho por conta própria. Tenho em curso alguns projetos comerciais e residenciais em parceria com gabinetes de arquitetura.
04. Que conselho darias a quem pretenda inscrever-se num curso da LSD?
Na área criativa, a originalidade é o que realmente faz a diferença. Não tenhas medo de explorar as tuas ideias mais ousadas e de desenvolver um estilo próprio, mesmo que este seja diferente do que está em voga.
Além disso, a curiosidade é essencial. Nunca te inibas de aprender e de te inspirares em diferentes fontes, sejam elas outras áreas do conhecimento, culturas ou experiências de vida. A criatividade é alimentada pela diversidade de referências e pela vontade constante de descobrir algo novo. Viaja, lê, observa o mundo ao teu redor com olhos atentos, e procura sempre novas formas de expressar a tua visão.
Por fim, prepara-te para os desafios: nem sempre o caminho será fácil, mas a paixão pelo que fazes será a tua maior aliada.
Vê mais projetos da Marta na sua página de Instagram @marta_pinto_interiores.