A Mayra Duarte licenciou-se em Design no IADE e aos 25 anos soube que queria mais: uma formação mais especializada em Motion Design. Recorda o nervosismo de não ter experiência na área, mas também a sua superação e evolução de toda a turma, com o apoio próximo dos professores.
01. Por que escolheste a LSD e o teu curso de Motion Design?
Sempre gostei mais de Design Gráfico, a minha licenciatura foi generalista e eu procurava uma especialização dentro da área da Ilustração e do Motion Design. Uma amiga já tinha feito o curso de Design Gráfico na LSD e recebi boas referências. Também me agradava o horário pós-laboral. Depois outros colegas meus da licenciatura estavam interessados em prosseguir com uma formação profissional e acabámos por formar um grupo e inscrevemo-nos em diferentes cursos. Gostei de ver os projetos de alunos no site que contribuíram também para a minha escolha.
“O momento que mais me marcou foi ver a evolução
de todos os colegas através da partilha dos projetos finais.”
02. Como foi a tua experiência? Partilha um momento que te tenha marcado.
Tive muito boa experiência, mesmo não tendo nenhuma na área de Motion. No início, confesso, estava nervosa e até senti que a experiência de alguns colegas podia ser intimidante. Mas este sentimento rapidamente foi ultrapassado. Todos os professores foram muito acolhedores. Os módulos estavam bem estruturados entre teoria e prática. Embora seja um curso intensivo em conteúdos, a aprendizagem seguiu a um ritmo tranquilo. O momento que mais me marcou foi ver a evolução de todos os colegas através da partilha dos projetos finais.
“Há muita demanda de skills em Animação e Motion
e as minhas competências serão úteis no futuro.”
03. De que maneira é que o curso na LSD contribuiu para o teu atual percurso profissional? O que estás a fazer atualmente?
Atualmente trabalho como designer gráfica numa empresa de organização de eventos. Na verdade não estou a aplicar os conhecimentos de Motion Design, embora logo a seguir a ter terminado o curso na LSD tenha feito um estágio e trabalhei numa agência onde pus em prática o que aprendi. Acredito que há muita demanda de skills em Animação e Motion e as minhas competências serão úteis no futuro.
Também destaco o networking entre colegas e professores durante o curso que contribui para nos integrarmos no mercado de trabalho ou pelo menos conhecer melhor a realidade nesta área.
“Foi muito importante ter professores que
trabalhavam ativamente na área do Motion Design.”
04. Como recomendas o método de ensino e os cursos da LSD a alguém ainda com dúvidas na escolha do seu rumo?
Recomendo muito a LSD em particular pela forma como o curso está estruturado em módulos que aliam sempre a teoria a um exercício prático. Também foi muito importante ter professores que trabalhavam ativamente na área do Motion Design, partilhavam os seus projetos e permitiram-nos um contacto directo com o mercado. A LSD está muito bem equipada e tem um ambiente muito agradável. Diria que qualquer curso será sempre bom para valorizar os teus skills!
Conhece mais sobre o trabalho da Mayra Duarte no Instagram e na sua página em Behance.