Formou-se em Jornalismo no Rio de Janeiro, mas o desejo de aprofundar as áreas criativas trouxe Juliana Poty até ao Porto e ao curso de Design de Moda. Aos 24 anos, extraiu o máximo de conhecimento, aliou o seu sentido estético e a sua sensibilidade e começou a desenvolver produtos de estamparia, uma paixão que viu desabrochar. Trabalha como fotógrafa e videomaker de mulheres criativas e empreendedoras.
“Entendi que Design de Moda seria uma ótima oportunidade de me aprofundar nas áreas criativas.”
01. O que te levou a escolher a LSD e o teu curso de Design de Moda?
Escolhi a LSD pela duração do curso de 9 meses que seria perfeito para os meus objetivos no momento. Eu tinha acabado de me formar em Jornalismo no Brasil e estava insatisfeita e com vontade de aprender coisas novas. Já costurava e entendi que cursar Design de Moda seria uma ótima oportunidade de me aprofundar nas áreas criativas.
“Pude extrair o máximo de conhecimento e tive professores muito competentes.”
02. Como foi a tua experiência durante o curso? Partilha um momento que te tenha marcado.
Minha experiência no curso de Design de Moda foi muito boa. Pude extrair o máximo de conhecimento e tive professores muito competentes. Um momento marcante foi o projeto final, em que mergulhei na minha infância, produzi estampas, acessórios e peças de roupa super conectadas com a minha identidade da infância e descobri que a minha personalidade permanece intacta.
“O curso foi super importante para o meu desabrochar criativo.”
03. De que forma é que a formação na LSD contribuiu para o teu percurso profissional? O que estás a fazer atualmente?
O curso foi super importante para o meu desabrochar criativo. Atualmente trabalho como fotógrafa e videomaker de mulheres criativas, artistas e empreendedoras, mas sempre que consigo dou espaço para desenvolver minhas criações de estampas, um mercado que ainda quero explorar profissionalmente. Além disso, fundei uma comunidade de mulheres no Porto para fazer amizades, explorar a criatividade e dividir o desafio que é ser uma jovem adulta.
“Se permita errar. Vai ser feio antes de ficar bonito.”
04. Como recomendas o método de ensino e os cursos da LSD a alguém que queira apostar numa carreira criativa?
Se permita errar. Vai ser feio antes de ficar bonito. É importante coletar os feedbacks construtivos sem levar como um insulto. Ao invés disso, entenda o que pode ser melhorado baseado nas críticas que recebeu. Acredite, isso vai melhorar muito seu trabalho.
Conhece o trabalho da Juliana Poty no Instagram em @julianapoty_ e @julianapoty.photo e no Linkedin.