Já conheces as novas modalidades de pagamento até 24 meses? SIMULA AQUI

Miguel Pires

Miguel Pires

Design de Interiores

Depois de uma licenciatura em História e um mestrado em Comunicação Corporativa e Marketing, em Inglaterra, foi na LSD que o Miguel Pires aprofundou a sua paixão e ganhou mais competências com o curso de Design de Interiores. Reconhece que foi a alavanca certa para ingressar mais bem preparado nesta área profissional.

1. Qual a tua formação base? O que fazias antes de frequentares a LSD?

Entrei na faculdade no Reino Unido, que era uma ambição pessoal. Licenciei-me em História, na Lancaster University, e fiz o Mestrado em Comunicação Corporativa e Marketing, na Leeds University Business School. Depois dos meus estudos, decidi voltar para Portugal, onde comecei a trabalhar como Corporate Communication & Engagement Professional na L`Oréal Portugal, antes mesmo de entrar na LSD em 2021.

2. Por que escolheste a LSD e o teu curso?

Desde cedo que tive contacto com arquitetura e design, através de reabilitações que os meus pais fizeram em várias casas. O gosto pelo Design de Interiores foi sempre crescendo. Durante a minha licenciatura, concentrei-me em História Cultural e na forma como os seres humanos interpretam a Modernidade e constroem histórias sobre o seu mundo. Confirmei também o meu gosto pela área ao gravitar por temas relacionados com arquitetura.

Entretanto, redesenhei e renovei completamente o meu apartamento. Criei uma casa que expressa intrinsecamente quem sou e como vivo. Este foi o meu primeiro projeto próprio que coincide com o momento de ingressar no curso de Design de Interiores na Lisbon School of Design. Pareceu-me uma escola incrível e com uma oferta formativa extremamente completa. Fiquei especialmente impressionado por conjugar uma abordagem artística, cultural e criativa com o conhecimento técnico, científico e legal. O curso e a escola acabaram por superar todas as minhas expectativas. Adorei a amplitude e complementaridade das matérias dadas; as subsequentes competências que obtive; e, sobretudo, os meus professores, que sempre me desafiaram a desenvolver e a ir mais além. Saí do curso com imensos conhecimentos novos, com 4 projetos, dos quais me orgulho, que fizeram parte integrante do meu portefólio profissional, possibilitaramr a minha transição para o mercado de trabalho e consegui ingressar no meu primeiro emprego na área.

3. Indica um momento marcante do teu percurso na LSD.

Gostei imenso de todos os projetos, complementaram-se entre si, ao abordarem um leque variado de competências. Diria que o que mais me marcou foi a interação que os meus professores tiveram comigo no desenvolvimento desses projetos. Sabiam que a minha ambição era fazer o melhor possível, logo sempre me incitaram a ter um espírito crítico, a pensar de formas diferentes, e a ultrapassar os limites que eu achava que tinha.

Lembro-me particularmente das sessões de acompanhamento pré-apresentação dos projetos, nas quais os alunos mostram o trabalho que estão a desenvolver. No terceiro projeto do curso, em que nos foi pedido para desenvolver um espaço comercial com três áreas distintas, cheguei a uma dessas sessões com várias ideias que achava ótimas. Os professores deram-me o seu feedback crítico e construtivo, convidaram-me a sair da minha bolha e ir mais além. Conclusão: pensei e repensei tudo o que me tinham dito, e acabei por desenvolver um projeto muito melhor do que inicialmente tinha. Na apresentação, o professor Shakil disse-me “Agora sim, um projeto que vai ao encontro dos seus objetivos”. Nunca mais me irei esquecer, porque realmente este apoio e acompanhamento pedagógico, transversal entre os meus três professores, fez com que saísse do curso com uma visão muito holística da área de Design de Interiores.

4. De que maneira é que o curso na LSD contribuiu para o teu percurso profissional?

O curso na LSD foi crucial para a minha ingressão profissional na área do Design de Interiores. Começou por ser um gosto e paixão pessoal. Mas foi através de tudo o que aprendi no curso que consolidei aquilo que já trazia - nomeadamente um pensamento cultural que obtive na minha licenciatura em História e um conhecimento base que fui obtendo por seguir temas relacionados com a área online - com todas as ferramentas e os conhecimentos técnicos.

As ferramentas que tiveram uma importância mais direta foram sem dúvida as de representação digital. Comecei o curso com zero conhecimento nesta área e, 9 meses depois, com dedicação e curiosidade, adquiri proficiência em desenho 2D (AutoCAD), modelação 3D (Sketchup) e renderização (VRay). Sem estes conhecimentos, tinha sido impossível começar a trabalhar onde estou agora, por ser um requisito obrigatório.

5. Que conselho darias a quem tem o sonho de seguir esta área?

Sejam curiosos! Procurem sempre aprender mais, sair da vossa zona de conforto, e questionar sempre aquilo que pensam e acreditam.

Invistam também na vossa educação e upskilling. O Design de Interiores é tanto uma arte como uma técnica, e vive tanto da subjetividade como da objetividade. É a sintonização com ambas estas vertentes que vos tornará profissionais de sucesso!

A LSD é um ótimo começo para poderem seguir esta área. Sou hoje parte da equipa de um atelier de referência a nível nacional e isso não teria sido possível sem este fantástico curso!

Segue o trabalho do Miguel Pires aqui .


Ana Gomes
Ana Gomes
Motion Design
Mafalda
Mafalda
Design de Calçado
"Wedge" de Renata Silva.
Design de Calçado
"Sneaker" de Patrícia Neto.
Design de Calçado
Gaspar Costa
Gaspar Costa
Animação 3D
Fábio Alves
Fábio Alves
Design de Mobiliário
"Ripada", de Inês Regato.
Design de Mobiliário
Sofia Belo
Sofia Belo
Design Gráfico

Contactos

LISBOA

Alameda dos Oceanos n 63D
1990-208 Lisboa, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 916 360 050(1)
+351 216 028 334(2)
[email protected]

Secretaria:
+351 217 655 516(2)

COMO CHEGAR

PORTO

Praça do Bom Sucesso n 61 - 4 andar
4150-146 Porto, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 966 107 988(1)
+351 224 039 712(2)
[email protected]

Secretaria:
+351 229 768 786(2)

COMO CHEGAR

FARO

Praça Dom Francisco Gomes n 2 - 2 andar
8000-168 Faro, Portugal

Informações cursos/campanhas:
+351 927 427 122(1)
+351 289 019 387(2)
[email protected]

Secretaria:
+351 289 019 387(2)

COMO CHEGAR


(1) Chamada para rede móvel nacional.
(2) Chamada para rede fixa nacional.

Lisbon School Design