Tomás Almeida, de 23 anos, com uma licenciatura em Agricultura Biológica, apostou na sua paixão e formou-se em Design de Moda na LSD. Lançou a sua marca própria e a primeira colecção pouco depois de concluir o curso. Conquistou bastante visibilidade no desfile da Lisboa Fashion Week FW24 e já recebeu encomendas de artistas e figuras públicas. O Tomás é testemunho de que todos têm o seu espaço mesmo quando o mercado é competitivo.
01. Por que escolheste a LSD e o curso de Design de Moda?
Depois de ter terminado a minha primeira licenciatura em agricultura biológica, decidi estudar Design de Moda que sempre foi uma grande paixão. A LSD pareceu-me, desde logo, a melhor opção para começar nesta área. Os profissionais à frente do curso e as instalações foram pontos fortes que me fizeram querer este curso e esta escola. Mas sem dúvida que o programa super prático nos seus diferentes módulos foi o fator decisivo.
02. Como foi a tua experiência no curso? Partilha um momento marcante.
Tive uma experiência super positiva com este curso. Todas as semanas ia muito entusiasmado para as aulas e, mesmo que assim não fosse, os professores incentivam-nos a sair “fora da caixa”, da nossa zona de conforto. Um dos momentos que mais me marcou foi o projeto final, onde percebi que era capaz de muito mais do que pensava. O que precisava era mesmo deste pontapé de saída.
03. O que mudou na tua vida? O que estás a fazer atualmente?
Desde que terminei o curso lancei a minha própria marca e fiz a minha primeira coleção que apresentei em dezembro de 2023. Desde aí tem sido uma loucura e têm sido diversos os pedidos de trabalhos diferenciados para artistas e figuras públicas.
04. Se pudesses dar um conselho a alguém que quer seguir carreira numa área criativa, qual seria?
Nunca se deixem intimidar pela indústria da área em que querem estudar ou trabalhar. Todos temos a nossa oportunidade e o nosso espaço. Arrisquem!
Segue o trabalho do Tomás em @ssancho.atelier e lê aqui o que a imprensa diz do nosso aluno.