Cursos de Especialização
  • Lisboa: 7 de Março / 3ª e 5ªf (Pós-laboral)
  • Porto: 7 de Março / 3ª e 5ªf (Tarde)
  • 120h
  • 5x 280€ + inscrição
  • 1260€ (com 10% desconto a pronto pag.) + insc.

Brand Design

- ACERCA DO CURSO -

Perante a multiplicidade de ofertas de produtos e serviços existentes no Mercado, a criação de uma identidade única, facilmente reconhecível e distinta dos restantes concorrentes é um factor critico de sucesso. Mais do que um mero veículo de identificação, a marca incorpora todo o conceito e universo associados a uma entidade corporativa e os respectivos produtos. 

É a marca que materializa a mensagem e narrativa, temas fundamentais numa era em que o Marketing se pauta pelo storytelling e pela criação de relações com os consumidores. As marcas são atualmente muito mais que o produto que comercializam, são detentoras de uma mensagem e lifestyle de tal forma poderosos que os próprios consumidores se tornam seus promotores e defensores.

Uma estratégia de Branding antecipa-se assim bastante complexa e abrangente, integrando várias vertentes e sendo transversal à empresa que a detém. Além das componentes de marketing, o Branding depende fortemente do Brand Design, responsável pela criação da identidade visual e gráfica da marca, que está presente em todos os seus elementos de comunicação.


- PROGRAMA -

01 . BRAND: VALORES E POSICIONAMENTO

O que é e como se pode definir uma marca; Abordagem conceptual: símbolo, logomarca, logotipo e nome; Importância das marcas: ambiente e Mercado; consumidor e cliente/usuário; e empresa e stakeholders; Percepção de valor; O valor da marca para a empresa e para o consumidor; Investigação e diagnósticos na construção de uma marca; Estratégia, identidade e posicionamento; Da identidade visual a imagem corporativa: reputação, estratégia e DNA de marca; Imagem institucional /corporativa; Design, marketing e comunicação; O valor expressivo da tipografia enquanto forma de comunicação não-verbal.

02 . BRAND VISUAL IDENTITY

As funções e o valores da imagem institucional tendo em conta a utilização de simbologias, cores tipografias e formas associadas à transmissão de uma filosofia de posicionamento no mercado; Simbologia da cor e da forma e o impacto no público; O valor 
da tipografia na construção gráfica de uma marca; A forma tipográfica, a cor e a forma como transmissão de uma sensação ou emoção; Construção de um plano de identidade integrado tendo em conta o posicionamento e contexto social e geográfico de utilização da marca; Construção de manual de normas e criação e normalização, estacionário, frota, aplicações efémeras, website, publicações institucionais, etc.


03 . BRAND DIGITAL IDENTITY

A marca nos meios digitais – Construção e compatibilização de plano de identidade; Elementos básicos de design e interação; A cor, a forma e a tipografia na web.


04 . BRAND COPYWRITING

A comunicação da Marcas; A definição do “tom de voz”; A produção de conteúdos para as mais diversas plataformas, quer offline, quer digitais. 


- OBJETIVOS -


No final do curso o aluno deverá ficar apto a:

- Reconhecer os conceitos fundamentais do Brand Design;

Desenvolver conceitos ao nível dos elementos gráficos (símbolos, siglas, logótipos, etc.);

- Desenvolver e explorar técnicas de materialização do conceito e universo da marca em elementos físicos;

- Desenvolver um pensamento estratégico na gestão de uma marca.


- DESTINATÁRIOS -


Este curso destina-se a profissionais da área do design, marketing, comunicação e publicidade, bem como todos aqueles que pretendam aprofundar conhecimentos ao nível de Brand Design. 

sobre nós

Somos a primeira escola profissional a unir o ensino teórico/conceitual com o ensino das ferramentas práticas de cada área. Isto é possível pois cada curso é composto por dois estilos de professores: os conceituais, que dominam a teoria, e os especialistas nas tecnologias e desafios das práticas diárias de cada área.
Saber mais

Newsletter

Contactos

Lisboa
Alameda dos Oceanos nr. 63, 1.1
1990-208 Lisboa - Portugal

Móvel: +351 916 360 050
Telefone: +351 216 028 334
Email: cursos.design@lsd.pt

Porto
Mercado do Bom Sucesso, Piso 2, E4
4200-132 Porto - Portugal

Móvel: +351 966 107 988
Telefone: +351 224 039 712
Email: cursos.design@lsd.pt

Como chegar