Depois de uma licenciatura em Economia, um mestrado em Ciências de Gestão, um MBA em Gestão de Projetos e Engenharia de Negócios, e cinco anos de experiência profissional no setor da Comunicação Digital, a Binta Embaló (32 anos), decidiu continuar a estudar e comprovou que num ano, com dois cursos na LSD, foi possível aperfeiçoar os conhecimentos nas duas áreas que mais a apaixonam: Fotografia e Design Gráfico.
A sua marca Belamo (inspirada no apelido de família de origem guineense) é o seu nome artístico e tem como missão ajudar empreendedores a desenvolver uma comunicação mais autêntica e diferenciadora, juntando-lhe apontamentos de Arte.
01. Por que escolheste a LSD e os cursos de Design Gráfico e Fotografia?
A fotografia sempre foi o meu hobbie desde criança. A minha primeira câmara foi uma manual da Fisher Price. Quis aperfeiçoar os meus conhecimentos. O curso de Design Gráfico foi uma orientação profissional. Sempre trabalhei em comunicação digital e senti que precisava de complementar a minha experiência. Hoje é realmente a minha paixão e o que gosto de fazer.
“O contacto com profissionais da área transmite a realidade do mercado.”
02. Como foi a tua experiência no curso? Partilha um momento marcante.
Adorei toda a experiência em ambos os cursos, muito completos e práticos. Destaco, em particular, a oportunidade de estarmos em contacto com profissionais da área, que nos transmitem a realidade do mercado. Esta proximidade permite-nos perceber rapidamente o que é necessário fazer.
No curso de Fotografia foi maravilhoso sair da escola e poder ter exercícios práticos com a câmara. No curso de Design Gráfico gostei sobretudo do processo de criação de marcas, packaging, definição de fontes, enfim, foi muito enriquecedor. Recomendo fortemente.
“Os cursos na LSD deram-me muita autonomia e competências.”
03. De que maneira é que os curso da LSD contribuiram para o teu atual percurso profissional? O que estás a fazer atualmente?
Os cursos na LSD deram-me muita autonomia e competências que não tinha e não sabia realizar, como por exemplo usar as ferramentas Adobe. Hoje faço de olhos fechados. Percebi também como é importante fazermos rascunhos, utilizar papel e lápis. Uma espécie de “back to basics”. A criatividade, no fundo, passa por isso mesmo. E continuo sempre à procura disto.
Desenvolvi a minha marca Belamo, sou freelancer na área dos serviços de design gráfico e digital (gestão de redes sociais e websites). E gosto mesmo muito do que faço.
“Na LSD desenvolves um olhar crítico e
especializado que te orienta no caminho.”
04. Como recomendas o método de ensino e os cursos da LSD a alguém ainda com dúvidas na escolha do seu rumo?
Se procuras tornar-te um profissional numa área do design que te apaixone, opta pela LSD porque te garante uma formação completa e prática. Os professores são acessíveis e dão um acompanhamento muito próximo, não só durante as aulas. Continuo em contacto com professores que me apoiam e colegas de turma. Em síntese, dou 4 razões para escolheres a LSD:
1. Conheces o mercado real de trabalho e percebes como te podes tornar “pro” na área que escolheres;
2. Ganhas conhecimentos em ferramentas digitais importantes;
3. Desenvolves um olhar crítico e especializado que te orienta no caminho;
4. Impulsionam-te a tua criatividade e o teu dinamismo.
Finalmente, trabalhar é sempre melhor quando o fazes na área que realmente mais gostas.
Conhece mais sobre a marca e os serviços da Binta Embaló aqui: