Durante o processo de construção da sua residência, Sara Santos decidiu apostar na formação em Design de Interiores na LSD. Após uma carreira de 15 anos como assistente de bordo mudou de rumo profissional, ainda antes de concluir o curso. Trabalha atualmente no atelier de duas alumni. Um testemunho do networking potenciado pelo ambiente da LSD.
01. Por que escolheste a LSD e o curso de Design de Interiores?
O meu percurso profissional foi sempre bastante sólido. Durante cerca de 15 anos fui assistente de bordo. No entanto, sempre tive muitos outros interesses, entre eles o Design de Interiores.
Em 2021, iniciei a construção da minha atual habitação. Pude participar em todas as fases do processo construtivo, na definição de materiais e na escolha de todos os elementos decorativos. Apercebi-me, então, que gostava de iniciar uma nova etapa profissional e enveredar por este ramo.
Tive conhecimento do curso de Design de Interiores da LSD através de uma pessoa do meu círculo pessoal. Após pesquisa na internet sobre a escola e o curso, decidi inscrever-me.
“Aprender a usar Autocad e Sketchup
foi o mais marcante.”
02. Como foi a tua experiência no curso? Partilha um momento marcante.
Apesar de ter sido um grande desafio conciliar o emprego com a realização do curso em horário pós-laboral e a gestão da vida familiar, ao dia de hoje, só posso enaltecer o meu esforço e a dedicação dos professores que procuraram sempre estimular-nos e guiar-nos nos diferentes assuntos abordados.
Acho que o momento que mais me marcou, pela sua vertente desafiante, foi a aquisição de conhecimentos de Autocad e Sketchup, ferramentas que me eram totalmente estranhas.
“Sinto-me apta e preparada para os desafios que enfrento
no dia-a-dia no atelier onde trabalho.”
03. De que maneira é que os curso da LSD contribuiram para o teu atual percurso profissional? O que estás a fazer atualmente?
O curso é bastante completo, intensivo e abrangente; aborda diversas matérias e dá-nos as ferramentas necessárias para nos inserirmos e adaptarmos a um mercado de trabalho tão exigente a nível de criatividade, competitividade e inovação como é o do Design de Interiores.
Atualmente, faço parte do atelier de Design de Interiores Dois Tons, fundado por duas ex-alunas da LSD. Iniciei funções ainda no decorrer do curso. Embora seja uma aprendizagem constante, tenho a convicção de que o curso contribuiu para que me sinta apta e preparada para os desafios que enfrento atualmente no dia-a-dia.
“As aulas teóricas intercaladas com práticas
e os workshops foram muito úteis.”
04. Como recomendas o método de ensino e os cursos da LSD a alguém ainda com dúvidas na escolha do seu rumo?
SO curso pareceu-me bem estruturado. As aulas teóricas são intercaladas com aulas práticas (nomeadamente no Autocad e Sketchup). A disponibilidade e empatia dos professores e da equipa administrativa revelaram-se fundamentais. Senti-me acompanhada ao longo de todo o ano. Pude também assistir a alguns workshops e LSD Talks focados nomeadamente em fornecedores, técnicas e/ou materiais. Foi muito útil para desenvolver os meus conhecimentos na área. A LSD revelou-se essencial para a concretização do meu sonho.
Conhece mais sobre o trabalho da Sara Santos aqui.