Quero inscrever-me

Alumni

Design de Interiores

Miguel Pires

Depois de uma licenciatura em História e um mestrado em Comunicação Corporativa e Marketing, em Inglaterra, foi na LSD que o Miguel Pires aprofundou a sua paixão e ganhou mais competências com o curso de Design de Interiores. Reconhece que foi a alavanca certa para ingressar mais bem preparado nesta área profissional.

1. Qual a tua formação base? O que fazias antes de frequentares a LSD?

Entrei na faculdade no Reino Unido, que era uma ambição pessoal. Licenciei-me em História, na Lancaster University, e fiz o Mestrado em Comunicação Corporativa e Marketing, na Leeds University Business School. Depois dos meus estudos, decidi voltar para Portugal, onde comecei a trabalhar como Corporate Communication & Engagement Professional na L`Oréal Portugal, antes mesmo de entrar na LSD em 2021.

2. Por que escolheste a LSD e o teu curso?

Desde cedo que tive contacto com arquitetura e design, através de reabilitações que os meus pais fizeram em várias casas. O gosto pelo Design de Interiores foi sempre crescendo. Durante a minha licenciatura, concentrei-me em História Cultural e na forma como os seres humanos interpretam a Modernidade e constroem histórias sobre o seu mundo. Confirmei também o meu gosto pela área ao gravitar por temas relacionados com arquitetura. Entretanto, redesenhei e renovei completamente o meu apartamento. Criei uma casa que expressa intrinsecamente quem sou e como vivo. Este foi o meu primeiro projeto próprio que coincide com o momento de ingressar no curso de Design de Interiores na Lisbon School of Design. Pareceu-me uma escola incrível e com uma oferta formativa extremamente completa. Fiquei especialmente impressionado por conjugar uma abordagem artística, cultural e criativa com o conhecimento técnico, científico e legal. O curso e a escola acabaram por superar todas as minhas expectativas. Adorei a amplitude e complementaridade das matérias dadas; as subsequentes competências que obtive; e, sobretudo, os meus professores, que sempre me desafiaram a desenvolver e a ir mais além. Saí do curso com imensos conhecimentos novos, com 4 projetos, dos quais me orgulho, que fizeram parte integrante do meu portefólio profissional, possibilitaramr a minha transição para o mercado de trabalho e consegui ingressar no meu primeiro emprego na área.

3. Indica um momento marcante do teu percurso na LSD.

Gostei imenso de todos os projetos, complementaram-se entre si, ao abordarem um leque variado de competências. Diria que o que mais me marcou foi a interação que os meus professores tiveram comigo no desenvolvimento desses projetos. Sabiam que a minha ambição era fazer o melhor possível, logo sempre me incitaram a ter um espírito crítico, a pensar de formas diferentes, e a ultrapassar os limites que eu achava que tinha. Lembro-me particularmente das sessões de acompanhamento pré-apresentação dos projetos, nas quais os alunos mostram o trabalho que estão a desenvolver. No terceiro projeto do curso, em que nos foi pedido para desenvolver um espaço comercial com três áreas distintas, cheguei a uma dessas sessões com várias ideias que achava ótimas. Os professores deram-me o seu feedback crítico e construtivo, convidaram-me a sair da minha bolha e ir mais além. Conclusão: pensei e repensei tudo o que me tinham dito, e acabei por desenvolver um projeto muito melhor do que inicialmente tinha. Na apresentação, o professor Shakil disse-me “Agora sim, um projeto que vai ao encontro dos seus objetivos”. Nunca mais me irei esquecer, porque realmente este apoio e acompanhamento pedagógico, transversal entre os meus três professores, fez com que saísse do curso com uma visão muito holística da área de Design de Interiores.

4. De que maneira é que o curso na LSD contribuiu para o teu percurso profissional?

O curso na LSD foi crucial para a minha ingressão profissional na área do Design de Interiores. Começou por ser um gosto e paixão pessoal. Mas foi através de tudo o que aprendi no curso que consolidei aquilo que já trazia - nomeadamente um pensamento cultural que obtive na minha licenciatura em História e um conhecimento base que fui obtendo por seguir temas relacionados com a área online - com todas as ferramentas e os conhecimentos técnicos. As ferramentas que tiveram uma importância mais direta foram sem dúvida as de representação digital. Comecei o curso com zero conhecimento nesta área e, 9 meses depois, com dedicação e curiosidade, adquiri proficiência em desenho 2D (AutoCAD), modelação 3D (Sketchup) e renderização (VRay). Sem estes conhecimentos, tinha sido impossível começar a trabalhar onde estou agora, por ser um requisito obrigatório.

5. Que conselho darias a quem tem o sonho de seguir esta área?

Sejam curiosos! Procurem sempre aprender mais, sair da vossa zona de conforto, e questionar sempre aquilo que pensam e acreditam. Invistam também na vossa educação e upskilling. O Design de Interiores é tanto uma arte como uma técnica, e vive tanto da subjetividade como da objetividade. É a sintonização com ambas estas vertentes que vos tornará profissionais de sucesso! A LSD é um ótimo começo para poderem seguir esta área. Sou hoje parte da equipa de um atelier de referência a nível nacional e isso não teria sido possível sem este fantástico curso!

Segue o trabalho do Miguel Pires aqui .

O que dizem os nossos alunos

Interessado num curso?

Procura aqui

Procura aqui

Interessado num Curso?

Procura aqui

Escola
Lisboa
Porto
Faro
Tipo de Curso
anuais
especialização
Híbrido
Software
Data
Ascendente
Descendente
Inscrever
Lisbon School Design